Educação

Professores encerram greve da educação em Maceió

Assembleia referendou a proposta da prefeitura, que promete 10% de reajuste para todos os servidores

Por 7Segundos com Assessoria 18/08/2022 14h02
Professores encerram greve da educação em Maceió
Professores encerram greve da educação em Maceió - Foto: Assessoria

Os professores da rede de ensino municipal de Maceió encerraram a greve, após 36 dias. Na quarta-feira (17), a assembleia referendou a nova proposta da prefeitura, que prometeu 10% de reajuste para todos os trabalhadores da educação.

O reajuste encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) propõe que, dos 10%, 6% sejam em agosto e mais 4% em dezembro. A proposta da gestão também garantiu a complementação do piso para professores de ensino médio; a correção do salário base de todos que recebem abaixo do salário mínimo; aumento do valor da hora aula; e a instalação de uma mesa permanente de negociação para encaminhar os demais itens da pauta de reivindicações.

As trabalhadoras e os trabalhadores que compareceram à assembleia fizeram algumas falas exaltando o sentimento de vitória e união da categoria diante de uma greve histórica. A presidenta Consuelo Correia exaltou a conquista do movimento, mas lembrou que ainda há muito o que fazer mesmo com o final da greve.

“Essa foi uma greve histórica, que ficará marcada para os trabalhadores da educação de Maceió. Saímos da greve com a consciência da nossa força quando estamos unidos. Conquistamos os 10% com muita luta, mas vamos seguir atentos para avançar em outras pautas fundamentais para a categoria. Vencemos uma batalha, mas seguiremos lutando”, disse a presidenta Consuelo Correia.