Educação

Em 10 anos, Lei de Cotas beneficia cerca de 180 mil estudantes em Alagoas

O sistema reserva cerca de 50% do total de vagas ofertadas

Por Ezequiel de Lima, estagiário 28/08/2022 08h08
Em 10 anos, Lei de Cotas beneficia cerca de 180 mil estudantes em Alagoas
UFAL - Foto: Divulgação

Neste sábado (27), a Lei de Cotas completa 10 anos desde que foi sancionada, com o intuito de diversificar e facilitar o acesso a educação superior pública. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) foi uma das pioneiras e implantou o sistema em 2003.

O sistema de cotas reserva cerca de 50% do total de vagas ofertadas para pessoas pretas, alunos de escolas públicas, indígenas e Pessoas Com Deficiência (PCD).

Segundo Danilo Marques, Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), cerca de 180 mil estudantes entraram na universidade usando o sistema de cotas. Além disso, afirmou que o maior desafio é ampliar a política de assistência estudantil, que vem sofrendo com os cortes financeiros.

Marcos Vinicius, 20 anos, entrou no curso de Arquitetura na UFAL. Estudante de escola pública durante todo o ensino médio, falou o que acha do sistema: "as cotas são uma forma de você diminuir, no caso, acentuar bem levemente essa situação [de desigualdade] e dá oportunidade para que pessoas que não tem condições de pagar uma universidade particular, [e permite que] tenham acesso a uma educação de qualidade de maneira gratuita."