Região Metropolitana de Maceió

Adolescente denuncia escola em Rio Largo por transfobia e relata humilhações à OAB

Vítima foi impedida de participar de Jogos Internos e teria sido humilhada publicamente

Por 7Segundos 10/09/2022 11h11
Adolescente denuncia escola em Rio Largo por transfobia e relata humilhações à OAB
Sede da OAB/AL - Foto: Reprodução

Uma adolescente apresentou denúncia à seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) contra a escola em que estuda no município de Rio Largo. A jovem relatou ser vítima de transfobia e de humilhações públicas por parte da direção da escola da rede estadual, professores e colegas.

Na denúncia, a estudante conta que foi impedida de participar dos jogos internos e que o diretor da unidade escolar teria justificado, por meio de um sistema de som, que apesar de a vítima se identificar com o gênero feminino, ela não era mulher, e, por conta disso não podia integrar o time feminino.

De acordo com a estudante, essa declaração teria sido repetida em outras oportunidades, gerando constrangimentos. A postura foi reforçada pelos professores e, a partir de então, ela passou a ser constantemente alvo de xingamentos transfóbicos por parte de outros estudantes da unidade escolar. Além disso, quando a estudante tentou formalizar reclamação na direção da escola, encontrou resistência.

O presidente da Comissão da Igualdade Sexual e de Gênero da OAB/AL, Marcus Vasconcelos, afirmou que a entidade vai buscar explicações junto à direção da escola e cobrar a apuração dos fatos relatados pela adolescente.

"É chocante receber uma denúncia de transfobia dentro do ambiente escolar, vindo de quem deveria garantir proteção para as crianças e adolescentes que frequentam aquele ambiente", declarou.