Infraestrutura

Ação ambiental limpa praia do porto de Jaraguá

Os resíduos de plásticos eram os que existiam em maior quantidade, mas também foram encontrados pneus e muito mais.

Por 7Segundos com Meio Ambiente e Turismo com Mozart Luna 12/09/2022 20h08
Ação ambiental limpa praia do porto de Jaraguá
AÇÃO AMBIENTAL LIMPA PRAIA DO PORTO DE JARAGUÁ - Foto: Divulgação

Uma ação ambiental realizada no último sábado na Praia do Porto de Jaraguá, em Maceió, recolheu cerca de 1,2 toneladas de lixo, principalmente plásticos e produtos derivados. Cerca de 20 crianças, alunos da escola Maple Bear, e 70 adultos voluntários participaram do trabalho que contou com o apoio da empresa Alagoas Ambiental e da ONG Protetores dos Oceanos.

Os resíduos existentes na Praia, lá chegaram de várias formas, seja através dos mares, o descarte criminoso dos navios, ou pelas pessoas que frequentam o local como os pescadores.

Os organizadores da ação ambiental ficaram surpresos com a grande quantidade de lixo existente no local. Os resíduos de plásticos eram os que existiam em maior quantidade, mas também foram encontrados pneus e muito mais.

A Praia do Porto de Jaraguá não é frequentada por turistas, mas por pescadores e pessoas que vão para comprar pescados. Contudo, a proximidade dos ancoradouros, onde ficam os navios, pode ser a principal fonte de descarte de todo esse lixo que chega à Praia.

Educação ambiental

A ação realizada tem também a finalidade de conscientizar as futuras gerações, para a necessidade de mantermos o meio ambiente livre de produtos industrializado principalmente o plástico, que tem gerado muito mal à fauna marinha, segundo os pesquisadores.

O descarte indevido do plástico tem causado grande preocupação em todo mundo, que debate formas de reduzir o uso deste produto. Um exemplo foi realizado esta semana pela companhia aérea Latam, que reduziu o uso de plásticos em 75%, no serviço de bordo, assim como decretou o fim do uso de canudos plásticos.

A conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente é muito forte em tudo mundo e há existem até leis, proibindo que os países do primeiro mundo comprem produtos de outras nações, que não têm uma política de preservação ambiente e não seguem o protocolo de Kyoto, onde ficou acordado que todos iriam trabalhar para reduzir a emissão de gás carbono na atmosfera e colaborasse para preservação dos Oceanos.