Eleições 2022

TRE vai a unidades de ensino para preenchimento de cédulas que serão utilizadas no teste de integridade das urnas

O processo de preenchimento das cédulas é uma das etapas do processo de auditoria das urnas eletrônicas

Por 7Segundos 28/09/2022 19h07
TRE vai a unidades de ensino para preenchimento de cédulas que serão utilizadas no teste de integridade das urnas
TRE vai a unidades de ensino para preenchimento de cédulas que serão utilizadas no teste de integridade das urnas - Foto: Assessoria

Durante toda esta semana, representantes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) estiveram em unidades de ensino de Maceió para o preenchimento das cédulas que serão utilizadas na Auditoria da Votação Eletrônica (Teste de Integridade), que será realizada simultaneamente à votação do primeiro turno, no dia 2 de outubro. O processo de preenchimento das cédulas é uma das etapas do processo de auditoria das urnas eletrônicas.

A auditoria da votação eletrônica é um dos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação, demonstrando à sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é segura e auditável. Acompanhado por empresa de auditoria externa, o Teste de Integridade simula uma votação normal em urnas escolhidas previamente em audiência pública. O procedimento consiste em uma espécie de batimento, cujo objetivo é verificar se os votos registrados em cédulas de papel correspondem aos mesmos votos que serão digitados concomitantemente na urna eletrônica e no Sistema de Apoio à Votação.

Antes de solicitar que os estudantes preencham as cédulas, os representantes da CAVE falam sobre o processo eletrônico de votação e sobre a transparência e possibilidade de auditar as urnas eletrônicas. O Teste de Integridade pode ser fiscalizado por instituições como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por partidos políticos e por representantes da sociedade civil e será transmitido pelo canal do TRE de Alagoas no YouTube.

Este ano, o teste de integridade acontecerá no auditório da OAB, em Maceió, e na UNIT, onde haverá o teste de integridade com o uso da biometria dos eleitores, uma das maiores novidades desta eleição. A ação de preenchimentos das cédulas foi uma parceria entre a CAVE e a Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas (EJE).