Eleições 2022

Número de mulheres na Assembleia Legislativa aumenta 20% em Alagoas

Das seis parlamentares do sexo feminino, três foram reeleitas e três são novatas

Por 7Segundos 03/10/2022 15h03
Número de mulheres na Assembleia Legislativa aumenta 20% em Alagoas
Sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) - Foto: Assessoria

O número de mulheres que vão ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aumentou 20% em Alagoas, nas Eleições 2022. A quantidade foi de cinco para seis, representando 22,2% das 27 vagas preenchidas.

Antes, as representantes femininas eram Angela Garrote (PP), Cibele Moura (MDB), Fátima Canuto (MDB), Flávia Cavalcante (MDB) e Jó Pereira (PSDB). Esta última não concorreu à reeleição para ser vice de Rodrigo Cunha (União) na chapa pela disputa do Governo de Alagoas.

Por outro lado, Garrote disputou o pleito, mas não conseguiu se reeleger. Foram reeleitas apenas três das cinco que haviam antes, sendo elas Flávia Cavalcante, Cibele Moura e Fátima Canuto, todas filiadas ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Além delas, a ALE vai contar com mais três caras novas para representar o eleitorado feminino, que são Carla Dantas (MDB), Rose Davino (PP) e Gabi Gonçalves (PP).

Os 27 parlamentares, entre eleitos e reeleitos, tomarão posse na ALE no dia 1º de fevereiro de 2023, quarta-feira, assim como os nove eleitos para a Câmara Federal e o vencedor do pleito para o Senado.