Economia

Procon Alagoas divulga pesquisa e orientações para o Dia das Crianças O Instituto alerta para importância da pesquisa prévia de preços

Outro quesito que o instituto alerta, é a questão da faixa etária dos brinquedos para evitar acidentes.

Por Assessoria 05/10/2022 17h05
Procon Alagoas divulga pesquisa e orientações para o Dia das Crianças O Instituto alerta para importância da pesquisa prévia de preços
Procon Alagoas divulga pesquisa e orientações para o Dia das Crianças O Instituto alerta para importância da pesquisa prévia de preços - Foto: Reprodução

A menos de uma semana para o Dia das Crianças, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL), realizou entre os dias 29/09 e 04/10 um levantamento de preços dos itens mais procurados, nesta época. O intuito do levantamento é orientar os pais dos pequenos na hora das compras, além de dar dicas para que não haja problemas futuros.

A pesquisa foi realizada nas principais lojas da capital e analisou o preço de artigos infantis, como bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos, o valor dos itens variam entre R$ 6,50 a R$ 259,99 entre os produtos.

Para o diretor-presidente, Daniel Sampaio, é fundamental que o consumidor possa escolher a melhor opção de compra e pagamento. “A pesquisa prévia por parte dos pais também é importante porque pode evitar gastos desnecessários. Importante o consumidor também exigir a nota fiscal, pois caso o produto apresente algum defeito, eles terão como reivindicar seus direitos.”

Outro quesito que o instituto alerta, é a questão da faixa etária dos brinquedos para evitar acidentes. As informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO.

POLÍTICA DE TROCA DE PRODUTOS:

Compra física: os estabelecimentos são apenas obrigados a realizar, caso o item apresente algum defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua política de troca.
Compra online: consumidor pode desistir em até 7 dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto.

A pesquisa está disponível no link: http://procon.al.gov.br/pesqui...



Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato através do telefone 151 e por mensagens no WhatsApp: (82) 98876-8297.