Educação

Uncisal terá 400 vagas destinadas ao Sisu 2023/1

Clendário acadêmico tem início em abril de 2023

Por Assessoria 05/11/2022 09h09
Uncisal terá 400 vagas destinadas ao Sisu 2023/1
Uncisal - Foto: Assessoria

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vai disponibilizar 400 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2023. A instituição, mais uma vez, aderiu ao programa que utiliza como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos aprovados na seleção começam o curso no dia 18 de abril de 2023, quando tem início o 1º semestre do ano letivo de 2023.

Nesta edição do SiSU, as 400 vagas foram distribuídas entre os cursos de bacharelado em Enfermagem (40), Fisioterapia (40), Fonoaudiologia (30), Medicina (50) e Terapia Ocupacional (40); e os cursos tecnológicos de Alimentos (30), Gestão Hospitalar EaD (50), Radiologia (60), Segurança no Trabalho (30) e Sistemas para Internet (30).

Para os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Hospitalar e de Tecnologia em Radiologia, o total de vagas será distribuído em duas turmas, considerando a modalidade de concorrência (cotas/ampla) e a classificação decrescente da média final do Enem/SiSU, sendo a entrada da primeira turma no primeiro semestre letivo de 2023 (18 de abril de 2023) e a entrada da segunda turma no segundo semestre letivo de 2023 (em data a ser publicada brevemente no Calendário Acadêmico 2023).

Poderão se inscrever no SiSU todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do SiSU, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem. Não é possível utilizar notas de edições anteriores do Enem durante a seleção.

De acordo com Angela Lima Peres, presidente da Comissão de Processos Seletivos da Uncisal, a Universidade tem adotado o SiSU como meio de ingresso desde 2020. “A Uncisal possui um percentual grande de alagoanos que se inscrevem no SiSU e efetivam a matrícula, com exceção do curso de Medicina. Porém, como o processo seletivo é a nível nacional e o Nordeste ainda possui certo déficit para a competição, o bônus das ações afirmativas busca equilibrar essa desigualdade”, explicou Peres.

A seleção da Uncisal oferta diferentes modalidades de ações afirmativas. A primeira é a de reserva de vagas (cotas), com base na Lei Estadual Nº 6.542, de 2004, que define que 50% das vagas das universidades públicas estaduais sejam voltadas para alunos que estudaram os últimos quatro anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas.

A segunda modalidade é a bonificação regional, que tem como base a Resolução CONSU nº. 26/2017, que estabelece o critério de inclusão de bonificação, acrescendo uma porcentagem na nota final do Enem, definida em Edital/Termo de Adesão, para alunos que se enquadrem em uma das seguintes situações:

– Candidatos que estudaram os últimos quatro anos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e os três anos do ensino médio (do 1º ao 3º ano) em escolas públicas ou privadas do Estado de Alagoas.

– Candidatos que estudaram os três anos do ensino médio (do 1º ao 3º ano) em escolas públicas ou privadas do Estado de Alagoas.

As medidas afirmativas não são cumulativas. Os candidatos devem escolher apenas uma delas.

A Uncisal criou uma página exclusivamente voltada para esclarecer dúvidas sobre a seleção. Os candidatos podem acessar pelo endereço eletrônico https://novo.uncisal.edu.br/vestibular-sisu/sisu-2023#. Além disso, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade disponibilizou o e-mail [email protected].

SiSU - Segundo o Portal Nacional da Educação, as inscrições para o primeiro semestre do SiSU 2023 estão previstas para os dias 31 de janeiro de 2023 a 03 de fevereiro 2023. O edital do Sistema de Seleção Unificado será divulgado pelo Ministério da Educação, através do Diário Oficial da União. Mais informações sobre o Sistema de Seleção Unificada: https://acessounico.mec.gov.br...