Mundo

Bebê tem oito embriões retirados do corpo em caso raro na Índia

A criança nasceu em um hospital público do distrito de Ramgarh no dia 10 de outubro e passou pela cirurgia na terça-feira (1)

Por UOL 07/11/2022 10h10
Bebê tem oito embriões retirados do corpo em caso raro na Índia
Bebê de 21 dias passou pela cirurgia em hospital particular na Índia [Imagem Ilustrativa] - Foto: Getty Images/iStockphoto

Oito embriões foram retirados do abdômen de uma bebê de 21 dias em um caso raro de "gêmeo parasita" na Índia. 

A criança nasceu em um hospital público do distrito de Ramgarh no dia 10 de outubro e passou pela cirurgia na terça-feira (1) em uma instituição de saúde privada da mesma região.

A princípio, os médicos desconfiaram que ela tinha um tumor no abdome por causa do inchaço na área, mas logo descobriram os embriões.

"O diagnóstico inicial mostrava que um cisto ou tumor estava localizado abaixo do diafragma. Decidimos removê-lo e, durante a operação, descobrimos oito fetos", afirmou o médico responsável pela cirurgia, Mohammed Imran, em entrevista à agência Press Trust of India.

Segundo a equipe médica, os embriões tinham entre três e cinco centímetros e estavam todos concentrados em uma espécie de cisto no abdome da criança. 

A condição rara da recém-nascida é conhecida como fetus in fetu ou "bebê parasita". Ela ocorre quando o feto mal formado cresce dentro do corpo do irmão gêmeo, geralmente, no abdome, segundo o British Medical Journal.

"Casos do tipo ocorrem em um entre cada quinhentos mil nascimentos. Os jornais científicos costumam registrar um gêmeo parasita na maioria dos casos, mas eu nunca vi tantos [embriões] em apenas um recém-nascido", afirmou o médico em entrevista ao jornal Times Of India. 

Segundo ele, como o caso é raro, o procedimento deve ser publicado em um jornal científico de medicina.

Segundo a imprensa local, a menina passa bem e não corria risco de morte.