Economia

Sefaz Alagoas reúne contadores para encontro do Programa Contribuinte Arretado

Evento, que ocorre bimestralmente, foi realizado no prédio sede da Secretaria e contou com uma alta participação dos contabilistas

Por Secom Alagoas 07/11/2022 18h06
Sefaz Alagoas reúne contadores para encontro do Programa Contribuinte Arretado
Sefaz Alagoas reúne contadores para encontro do Programa Contribuinte Arretado - Foto: Secom Alagoas

Os contadores do estado de Alagoas se reuniram nesta segunda-feira (07) para o encontro bimestral do Programa Contribuinte Arretado. O momento promovido pela Secretaria de Estado de Alagoas (Sefaz-AL) tem como objetivo estreitar mais a relação fisco-contribuinte e contou com uma alta participação dos contabilistas.

Durante a reunião a Sefaz mostrou as ações realizadas em prol dos contribuintes a fim de simplificar e facilitar o trabalho dos contadores além de garantir a conformidade fiscal dos contribuintes por meio de palestras e orientações que são demandadas pelos contadores e pela Secretaria.

“Esse evento já é rotina no calendário da nossa equipe e é um encontro fundamental, pois com ele nós conseguimos auxiliar o contador na realização das suas obrigações acessórias e tributárias” disse a superintendente de Planejamento Fiscal, Alexandra Vieira.

Vieira ainda conta que as reuniões servem também para que os contadores possam tirar dúvidas e trazer as dificuldades encontradas no seu dia a dia.

Algumas das pautas abordadas foram: as Malhas Fiscais, a extinção da Declaração de Substituição Tributária, o Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) para optantes da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e ainda o registro 1400 sobre o IPM, assim como as demandas originadas dos contadores nas rotinas de trabalho.

A conselheira efetiva do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), contadora Maria José Sobral, esteve presente no encontro e falou da importância dessas reuniões e do benefício da parceria existente entre a Sefaz-AL e o CRCAL, por meio do Programa Contribuinte Arretado.

“Levar essas informações para os contabilistas do estado é de grande importância. Para que possamos mostrar aos nossos clientes as melhores formas de não cair em erros e possamos ter um contato cada vez melhor com o contribuinte. Com essa parceria que nós temos com a Secretaria conseguimos acompanhar todas as alterações feitas pelo órgão, isso é muito bom e nós agradecemos”, ressaltou.