Mundo

Serviço de parques nos EUA pede que turistas não lambam sapo

Glândulas de sapo do deserto de Sonora produzem composto alucinógeno, mas líquido também é tóxico e pode deixar humanos doentes e até matar outros animais menores

Por G1 08/11/2022 10h10
Serviço de parques nos EUA pede que turistas não lambam sapo
Sapo do rio Colorado (Bufo alvarius), que produz substância alucinógena - Foto: Reprodução/ Serviço Nacional de Parques dos EUA

O Serviço Nacional de Parques dos EUA relembrou turistas e visitantes para não lamberem o "sapo do deserto de Sonora", também conhecido como "sapo do rio Colorado" (Bufo Alvarius).

Esse sapo é conhecido por secretar o composto alucinógeno chamado 5-MeO-DMT, que também é encontrado em plantas e em versão sintética.

Mas o muco do animal também pode trazer riscos com outras substâncias, caso seja colocado em contato com olhos e boca.

"Esses sapos têm glândulas parotóides proeminentes que secretam uma toxina potente. Pode deixá-lo doente se você manusear o sapo ou colocar o veneno na boca", explicou a entidade.

"Evite lamber. Obrigado."

Possíveis benefícios

Apesar dos riscos de lamber o sapo, alguns pesquisadores já estudaram os benefícios de pacientes psiquiátricos consumirem o muco do Bufo Alvarius.

Uma pesquisa da Universidade de Maastritch, na Holanda, indicou que inalar a secreção pode ajudar a tratar a depressão.

O líquido, no entanto, é desidratado e transformado em pó, para então ser inalado pelos voluntários do estudo de forma segura.