Saúde

Socorristas do Samu fazem parto dentro da ambulância

Gestante sentiu dores abdominais em casa e deu à luz antes de chegar à maternidade

Por Secom Alagoas 14/11/2022 18h06
Socorristas do Samu fazem parto dentro da ambulância
Socorristas do Samu fazem parto dentro da ambulância - Foto: Secom Alagoas

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizaram um parto dentro da ambulância, no último sábado (12). A gestante Carolina Santiago, de 26 anos, entrou em trabalho de parto enquanto era conduzida do Conjunto Oiticica, no bairro do Benedito Bentes, à maternidade Nossa Senhora da Guia, no Centro. O atendimento contou ainda com o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel).

A técnica de enfermagem e socorrista do Samu Carolina Santiago disse que a gestante foi encontrada em trabalho de parto avançado, mas sem coroamento da criança, porém, o processo expulsivo do bebê iniciou quando era encaminhada à maternidade.

“Era o fim do plantão do sábado (12), quando a equipe de socorristas foi acionada às 18h20 para a última ocorrência do dia, que era uma gestante com dores abdominais, em provável trabalho de parto. Coloquei o kit de parto ao meu lado, sabendo que a qualquer momento poderia nascer, e foi exatamente o que aconteceu. No meio do caminho, a bolsa amniótica estourou e começou o período expulsivo do parto, quando a barriga fica rígida e mais baixa, e a criança finalmente estava coroando”, explicou Carolina Santiago.

De acordo com Carolina Santiago, a mãe foi orientada a se posicionar para facilitar o nascimento e, foi neste momento, que a equipe de socorristas percebeu que o cordão umbilical estava enrolado de uma forma que dificultaria o parto, mesmo com as fortes pressões de expulsão. “Realizei as manobras e auxiliei para livrar a menina do cordão para que pudesse sair. Fiz o clampeamento do cordão umbilical, mas a criança não estava apresentando todos os sinais normais que deveria. Então, prontamente solicitei apoio de uma USA-UTI Móvel para que o atendimento pudesse ser efetivo e que a criança pudesse ser salva”, relembrou Carolina.

Enquanto a USA se deslocava para encontrar a viatura com a paciente, a equipe seguia realizando procedimentos para estimular a criança, para que pudesse apresentar sinais vitais normais. Apesar do quadro estabilizado antes mesmo da chegada da equipe médica avançada, foi necessária a utilização da USA para que a pequena Eduarda e sua mãe fossem para a maternidade.

“Foi muito importante o trabalho realizado pela equipe da USB que fez o atendimento inicial. Sem esse atendimento, provavelmente a criança teria ido a óbito. O deslocamento pós-parto para a maternidade foi muito tranquilo e o restante dos procedimentos foram realizados sem nenhum problema”, ressaltou a também enfermeira e socorrista Janaína Alves, que integrou a equipe do Samu.

Quando acionar a Samu

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado gratuitamente pelo número 192. Além de atender pacientes em trabalho de parto, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.