Brasil

Manuela d'Ávila aparece de novo como morta no SUS ao ir tomar vacina

Em 2021, quando foi se vacinar contra a covid-19 pela primeira vez, ocorreu problema semelhante

Por UOL 29/11/2022 08h08
Manuela d'Ávila aparece de novo como morta no SUS ao ir tomar vacina
Manuela D'Avila tomando a 4ª dose da vacina contra a covid-19 - Foto: Reprodução/Facebook

A ex-deputada federal Manuela d'Ávila compartilhou, na manhã de hoje, que seu cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) consta como se ela estivesse morta. Não é a primeira vez que Manuela enfrenta essa situação. Em 2021, quando foi se vacinar contra a covid-19 pela primeira vez, ocorreu problema semelhante.

Desta vez, Manuela afirmou que, ao ir tomar a 4ª dose da vacina — a segunda de reforço, tomada por ela agora devido a sua primeira imunização ter sido a da Janssen, conforme explicou —, ela novamente teve problemas para encontrar seu cadastro no sistema. Ela se vacinou em um posto de saúde, em Porto Alegre.

"Saí com o registro da minha vacina apenas físico porque ela não conseguiu incorporar ao sistema. Por quê? Porque consto como morta. Não tem como registrar vacina depois da data de óbito", escreveu Manuela em uma publicação no Facebook.

A ex-parlamentar, que concorreu como vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018 e foi candidata à Prefeitura de Porto Alegre em 2020, disse sentir-se "exausta" pelo ocorrido.

"Sei que essa morte é a expressão mais profunda dos desejos bolsonaristas mas eu, como cidadã, preciso enfrentar uma guerra de guerrilhas infinitas para ter um direito básico garantido"Manuela d'Ávila

Na primeira vez, Manuela atribuiu a sua "morte" no sistema a um suposto ataque hacker de 2019, quando foram vazados os dados pessoais de 2,4 milhões de usuários do SUS.

"Pois bem, aí está: eles [hackers] me mataram depois do primeiro turno da eleição de 2018", compartilhou em uma publicação na época.

O UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde sobre o problema enfrentado hoje por Manuela, mas ainda não obteve resposta.

Em 2021, a pasta respondeu que as alterações foram feitas por um "agente credenciado que não pertence ao quadro de servidores ou colaborador direto". De acordo com a pasta, o usuário responsável pela mudança foi identificado e bloqueado e as modificações de dados foram corrigidas.