Educação

Prefeito sanciona lei do Delegado Fabio Costa que oferece reforço para reduzir déficit escolar na pandemia

Proposta cria o programa ‘Resgate do Conhecimento’ na rede pública municipal de ensino

Por Assessoria 01/12/2022 08h08
Prefeito sanciona lei do Delegado Fabio Costa que oferece reforço para reduzir déficit escolar na pandemia
Fábio Costa - Foto: Assessoria

Foi publicada, na edição desta quinta-feira (1º), do Diário Oficial do Município, a Lei 7.265, sancionada pelo prefeito JHC, criando o programa ‘Resgate do Conhecimento’ na rede pública de ensino. Proposta do vereador Delegado Fabio Costa, a medida vai oferecer reforço escolar aos estudantes para minimizar o déficit educacional de aprendizagem oriundo da pandemia de Covid-19.

A matéria foi apresentada na Câmara Municipal em maio deste ano, sendo aprovada por unanimidade no mês de outubro.

Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está autorizada a oferecer aulas de reforço aos estudantes do ensino fundamental (do 2º ao 9º ano) na própria escola e em turnos diferentes.

A ideia é que as aulas extras sejam ministradas sobre matérias da grade curricular em que forem identificadas mais dificuldades de aprendizagem pelos alunos, além de reforçar os temas abordados em sala de aula.

De acordo com Fabio Costa, o longo período de isolamento social, com a consequente suspensão das aulas presenciais, gerou um enorme prejuízo de aprendizagem aos alunos. A lei, portanto, será aplicada em momento oportuno.

“São notáveis as dificuldades que professores, pais e alunos enfrentaram sem aulas e/ou com ensino remoto. Pensando em amenizar a defasagem do ensino, apresentei este projeto à Câmara com vistas a uma maior qualidade do ensino público municipal”, ressaltou o vereador.

O Resgate do Conhecimento terá como ações prioritárias o mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; dos alunos com maior número de faltas nas aulas remotas; a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período de pandemia; a designação de profissionais do magistério em quantidade suficiente para atendimento da demanda encontrada; e a promoção da infraestrutura e dos recursos necessários aos professores responsáveis pelo reforço escolar.

O Delegado Fabio Costa salienta que o programa poderá ser oferecido aos demais alunos do ensino infantil, caso a Semed verifique que há esta necessidade.