Geral

Discurso de ódio tem salto no Twitter após aquisição de Musk, mostra pesquisa

Uso diário de jargões racistas sob Musk é triplo da média de 2022 e calúnias contra gays e pessoas trans aumentaram 58% e 62%, respectivamente

Por 7Segundos com CNN Brasil 02/12/2022 21h09
Discurso de ódio tem salto no Twitter após aquisição de Musk, mostra pesquisa
Ilustração mostra imagem de Elon Musk em smartphone e logotipos do Twitter impressos - Foto: Reuters/Dado Ruvic/Illustration

O novo proprietário do Twitter, Elon Musk, declarou no mês passado que “impressões de discurso de ódio” caíram drasticamente na plataforma desde que ele assumiu.

Foi uma afirmação notável, dado que Musk executou demissões em massa e expulsou centenas de funcionários, drenando a empresa de recursos muito necessários para impor políticas de moderação de conteúdo, que o bilionário também criticou publicamente.

Nesta sexta-feira (2), dois grupos de vigilância publicaram pesquisas que indicavam que a afirmação de Musk simplesmente não se sustentava, oferecendo uma das imagens mais claras até o momento da crescente onda de discurso de ódio na plataforma.

O Center for Countering Digital Hate e a Anti-Defamation League disseram em relatórios que o volume de discurso de ódio no Twitter cresceu dramaticamente sob a administração de Musk.

Especificamente, o Center for Countering Digital Hate disse que o uso diário de jargões racistas sob Musk é o triplo da média de 2022 e o uso de calúnias contra gays e pessoas trans aumentou 58% e 62%, respectivamente.

E a Liga Anti-Difamação disse em um relatório separado que seus dados mostram “tanto um aumento no conteúdo anti-semita na plataforma quanto uma diminuição na moderação de postagens anti-semitas”.

Ambos os grupos expressaram preocupação com o que estão vendo acontecer no Twitter, uma das plataformas de comunicação mais influentes do mundo.

A Liga Anti-Difamação descreveu a deterioração do estado de coisas como uma “situação preocupante” que “provavelmente vai piorar, dados os cortes relatados na equipe de moderação de conteúdo do Twitter”.

Os relatórios vêm poucas horas depois que a conta do Twitter de Kanye West foi suspensa após ele ter postado uma imagem alterada da estrela de David com uma suástica dentro e apareceu no Infowars de Alex Jones, onde elogiou Hitler.

Imrad Ahmed, executivo-chefe do Center for Countering Digital Hate, disse que Musk “enviou o sinal de morcego para todo tipo de racista, misógino e homofóbico de que o Twitter estava aberto para negócios e eles reagiram de acordo”.

“Um espaço seguro para o ódio é um ambiente hostil para a maioria das pessoas decentes”, acrescentou Ahmed, “em comparação, quem gostaria de se sentar em um café ou pub onde loucos estão gritando palavrões e fanatismo, muito menos ter a ousadia de reivindicar que era um debate democraticamente essencial?”

O Twitter não respondeu imediatamente a um pedido de comentário na manhã desta sexta-feira.

Musk disse repetidamente que quer reverter muitas das políticas de moderação de conteúdo que estavam em vigor antes de assumir a empresa e sinalizou que só quer proibir o discurso quando incitar a violência ou violar a lei.

O bilionário já reverteu as regras anteriores de desinformação da Covid do Twitter e disse que planeja conceder “anistia geral” a pessoas que foram banidas anteriormente por violar as regras do Twitter.

“Essas mudanças já estão afetando a proliferação do ódio no Twitter, e o retorno de extremistas de todos os tipos à plataforma tem o potencial de potencializar a disseminação de conteúdo extremista e desinformação”, afirmou a Liga Antidifamação. “Isso também pode levar ao aumento do assédio aos usuários.”