Brasil

Jovem leva bebê a faculdade e professora se oferece para cuidar dele durante prova: 'Até chorei'

Bruna Fidje contou ao g1 que está no 4º ano de direito e que, no dia da prova, o marido dela teve um imprevisto e não conseguiu ficar com o filho

Por g1 Sorocaba e Jundiaí 04/12/2022 12h12
Jovem leva bebê a faculdade e professora se oferece para cuidar dele durante prova: 'Até chorei'
Jovem leva bebê a faculdade e professora se oferece para cuidar dele durante prova - Foto: Arquivo pessoal

O gesto de uma professora de uma faculdade de Sorocaba (SP) comoveu a mãe de um bebê de três meses nesta semana. A jovem foi surpreendida com a atitude da magistrada enquanto fazia uma prova no local.

Bruna Fidje, de 32 anos, contou ao g1 que está no 4º ano de direito e que, na terça-feira (29), tinha uma prova com a professora de Direito Processual Civil. Ela disse que não havia conseguido deixar o filho com o marido para ir à faculdade, pois ele teve um imprevisto. Como não encontrou ninguém que pudesse ficar com a criança, Bruna acabou levando o bebê para a sala de aula.

"A professora se compadeceu de me ver ali tentando fazer prova carregando o bebê no colo. Ela falou para mim: 'Me dá ele, eu fico com ele'. Eu falei não, porque tinha um monte de gente na classe. Mas eu acabei entregando o bebê e ela ficou duas horas e meia o carregando enquanto eu fazia a prova", conta a jovem.

"Ela ia nos lugares tirar dúvida dos alunos com ele no colo, coisa mais fofa do mundo. Consegui fazer o registro do vídeo antes da prova começar, porque eu achei a coisa mais linda. Foi um bálsamo ver aquele cuidado, aquele carinho, a forma como uma mulher pode ter empatia com a outra e estender a mão. Ela ninou o bebê, alimentou e brincou com ele. Me emociono só de lembrar."

Empatia
A professora Iris Lippi contou que acompanhou toda a gravidez de Bruna durante a faculdade e se compadeceu ao vê-la com o bebê no dia da prova.

"Como professora, a gente sempre se depara com situações inusitadas dentro da classe. E eu fui dar prova para essa turma, e até era uma prova que eu havia inovado porque eu deixei os alunos fazerem em dupla e a classe estava bastante cheia. Quando eu entrei, vi que a Bruna estava com nenê e logo imaginei que ela não tinha com quem deixar. Conversei com a turma sobre a prova, entreguei-as e aí me ofereci para ficar com o bebê para ela poder fazer a prova com calma", conta a professora.

Segundo Iris, o bebê estava bastante tranquilo e, durante o exame, ela até deu mamadeira a ele.

"Professor é isso, um resolvedor de problemas. É alguém que está ali para passar o conteúdo, para estar disponível para o aluno quando precisa. E a gente, como professor, precisa compreender as dificuldades que os alunos têm. Eu acho que nós mulheres sabemos o quanto é difícil a maternidade, principalmente se você está cursando uma faculdade", conta Iris.

Com a atitude da professora, a aluna se emocionou e relembrou o momento complicado com a maternidade e os estudos.

"Até chorei, pois para mim não está sendo fácil conciliar a maternidade com a faculdade. Mas coisas assim renovam a nossa fé na humanidade", elogia Bruna.

A estudante também revelou que pensou em trancar a faculdade, pois muitos disseram que ela não conseguiria finalizar o curso por conta da gravidez.

"É muito difícil fazer faculdade de direito cuidando de neném. É realmente um desafio e ainda mais para a gente que não tem babá. Eu ainda tenho o meu marido que me ajuda muito, minha irmã, mas existem mulheres que não têm nada disso", lamenta.

Sobre o estímulo com as alunas, a professora diz que sempre as motiva a não desistirem do curso, mesmo durante a gravidez.

" Ela [Bruna] foi até o finalzinho da gravidez, frequentando as aulas e logo retornou. Acho que ela poderia até estar em licença maternidade da faculdade, mas ela quis fazer a prova naquele dia, então a gente tem que incentivar", finaliza a professora.