Alagoas

Atendimento com assistente virtual da Sefaz funcionará no período de festas de fim de ano

Para resolver alguma pendência on-line, é só acessar o site do órgão (sefaz.al.gov.br) ou Telegram (@nise_sefaz_al_bot)

Por Secom Alagoas 19/12/2022 16h04
Atendimento com assistente virtual da Sefaz funcionará no período de festas de fim de ano
Atendimento com assistente virtual da Sefaz funcionará no período de festas de fim de ano - Foto: Secom Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) comunica que a Assistente Virtual Nise vai funcionar normalmente neste período de festas de fim de ano. O atendimento também estará disponível para o público 24h por dia, durante a semana, além dos finais de semana e feriados. Para resolver alguma pendência on-line, é só acessar o site do órgão (sefaz.al.gov.br) ou Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

“É uma ferramenta que fortalece o relacionamento com o contribuinte e facilita a resolução de pendências com mais agilidade. Todos os serviços fazendários estão disponíveis na plataforma que podem ser conferidos na página da Nise no site do órgão. A Sefaz continua investindo na transformação digital para atender os contribuintes com maior celeridade”, destaca o líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto.

A plataforma oferece 149 serviços para a sociedade alagoana. Desse total, são divididos em 52 de redirecionamento, 96 de atendimento humano e 1 de autosserviço. Dentre eles, podemos citar: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); geração e desbloqueio de senhas do Portal do Contribuinte, da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e da Nota Fiscal Avulsa (NFA); Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas), Balcão GEOT (Retificações, contestações, etc.) e Simples Nacional.

Além disso, a assistente virtual presta um serviço orientado à informação referente ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Cadastro; Documentos Fiscais; Regimes Especiais; Documentos de Arrecadação (DAR e GNRE); Certidões e Declarações, entre outros.

Atendimento presencial

Para aqueles que desejam ser atendidos presencialmente pela Sefaz, em Maceió e em Arapiraca, é preciso ficar atento aos horários e informações. Os atendimentos estão acontecendo de forma mista (com e sem agendamento). Isto é, em geral, ocorrem das 8h às 14h, conforme a Portaria da Sefaz Nº 950/2021.

O atendimento ao público acontece de 8h às 12h, através de agendamento pelo site (agendamento.seplag.al.gov.br); e no período de 12h às 14h sem necessidade de agendamento, com controle definido por cada setor de atendimento conforme observada a demanda.