Saúde

Fiocruz indica alta de casos de síndrome respiratória em todas as faixas etárias

Das 27 unidades federativas, 20 registram aumento na tendência de longo prazo

Por 7Segundos com CNN Brasil 23/12/2022 20h08
Fiocruz indica alta de casos de síndrome respiratória em todas as faixas etárias
Movimento no Saara, região de compras no centro do Rio de Janeiro - Foto: Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em meio à proximidade das festas de fim de ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca a continuidade do crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil.

O público adulto ainda é o mais afetado, mas o novo boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (22), aponta que as infecções vêm atingindo todas as faixas etárias.

Na tendência de longo prazo, 20 das 27 unidades federativas observam aumento moderado, consistente com internações por Covid-19.

São elas: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O levantamento tem como base a semana epidemiológica entre 11 e 17 de dezembro, com dados inseridos no sistema do Ministério da Saúde até 19 de dezembro.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, segundo a Fiocruz, a Covid-19 representou 80,2% dos casos de SRAG no país, contra 94,8% do último balanço.

Já o Vírus Sincicial Respiratório, que atinge crianças, teve um crescimento importante, indo de 0,5%, no levantamento anterior, para 8,3% no atual. Ele tem sido especialmente notado em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Além disso, a influenza A representa 1,7% dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e a influenza B, 0,1%.

Diante desse cenário, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, volta a pedir cautela e medidas de prevenção.

“Especialmente para pessoas com maior risco de desenvolver casos graves, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2 (coronavírus)”, colocou.