Maceió

Procon diz quais cuidados se deve ter sobre a troca de presentes neste final de ano

Nem todo estabelecimento tem obrigação de trocar um produto que não venha defeituoso

Por 7Segundos 24/12/2022 08h08
Procon diz quais cuidados se deve ter sobre a troca de presentes neste final de ano
Centro de Maceió - Foto: Divulgação

Entramos em contato com o Procon Maceió para saber quais cuidados o consumidor deve tomar para realizar a troca de presentes neste final de ano.

Segundo Leandro Almeida, Presidente do Orgão de Maceió, deve-se ter muito cuidado com as políticas de troca das lojas, pois se o produto não possuir nenhum defeito a loja não tem qualquer obrigação de realizar a troca mesmo sendo um presente.

É importante que o consumidor saiba as condições em que um produto pode ser trocado, sejam as regras coisas como manter uma etiqueta ou na embalagem, se o estabelecimento se vincular a qualquer oferta de troca e se recusar a realiza-la, aí que o Procon entra em ação para garantor que o produto seja trocado e que seja cumprida a regra da própria loja.

Vale lembrar que o direito de arrependimento só serve para produtos adquiridos fora do estabelecimento, geralmente por telefone ou pela internet e quando for comprado no local, vale constatar que o cliente deve semrpe checar as condições e aspectos do produto para que não haja surpresa posteriormente e sempre exigir a nota fiscal pois é ela que garante os direitos do consumidor sejam eles o direto à troca ou de garantia diretamente pelo fabricante.

Qualquer dúvida deve-se sempre procurar o Procon e os canais de denúncia no próprio WhatsApp do órgão no telefone:(82) 9 8882032226