Política

Posse de Paulo Dantas será a última realizada em 1º de janeiro

Cerimônias para empossar governadores serão feitas no dia 6 de janeiro a partir de 2027

28/12/2022 13h01
Posse de Paulo Dantas será a última realizada em 1º de janeiro
Paulo Dantas - Foto: Assessoria

A cerimônia de posse do governador Paulo Dantas e do vice-governador Ronaldo Lessa será a última a ser realizada em 1º de janeiro. A partir de 2027, as solenidades para empossar governadores e seus vices serão empossados no dia 6 de janeiro. E o presidente da República assumirá o cargo no dia 5 de janeiro. 

Por outro lado, as posses de prefeitos e vices continuarão no 1º dia de janeiro. Enquanto isso, deputados e senadores serão empossados no dia 1º de fevereiro. 

De acordo com o Senado Federal a Constituição de 88 transferiu as posses de presidente da República e de governadores do dia 15 de março para o dia primeiro de janeiro. “Mas a coincidência de datas dificulta que governadores prestigiem a posse presidencial. Muitos fazem cerimônias de manhã para conseguir estar em Brasília de tarde. A posse logo após as festividades de réveillon atrapalha ainda a participação popular e de autoridades, bem como a vinda de outros chefes de estado para o Brasil”, diz texto do Senado. Por isso deputados e senadores alteraram as datas, a partir de 2027, como anunciou o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. 

Ainda de acordo com a nota do Senado, a Emenda Constitucional alterou, a contar das eleições de 2026, as datas de posse do Presidente e do Vice-Presidente da República para o dia 5 de janeiro e dos Governadores e dos Vice-Governadores para o dia 6 de janeiro.

POSSE PAULO DANTAS
Paulo Dantas e o vice-governador Ronaldo Lessa serão empossados no próximo domingo, dia 1º de janeiro de 2023. Eles serão empossados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) de Alagoas, deputado Marcelo Victor. A cerimônia será às 14h, na Casa Tavares Bastos. Logo após a sessão solene, governador e vice seguem para o Palácio Floriano Peixoto, para a posse do secretariado, que está marcada para as 15h30, no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto. 

Eles serão recebidos, a partir das 15h30, no Largo das Bandeiras, pela Guarda de Honra da Polícia Militar de Alagoas. Em seguida, no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto, o governador dará posse ao secretariado e discursará encerrando a solenidade. Autoridades e convidados terão lugares reservados para assistir ao evento em uma sala especial no Palácio.