Maceió

Leonardo Dias garante acordo para ambulantes trabalharem na orla

A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (27)

Por Assessoria 28/12/2022 14h02 - Atualizado em 28/12/2022 14h02
Leonardo Dias garante acordo para ambulantes trabalharem na orla
Leonardo Dias garante acordo - Foto: Assessoria

O vereador Leonardo Dias (PL) intermediou um acordo entre a Associação dos Ambulantes e a Prefeitura de Maceió que estabelece regras para que a categoria trabalhe na orla da capital durante o verão de 2023.

A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (27), após Leonardo Dias ter sido procurado por ambulantes que estavam realizando um protesto em frente à sede da Prefeitura Municipal de Maceió. O motivo da manifestação seria a intenção do Executivo em reduzir a quantidade de guarda-sóis e mesas na faixa de areia das praias da capital.

O vereador, prontamente, solicitou uma reunião entre os ambulantes e o secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Carlos Guido Ferraria Lobo Neto. As partes acordaram uma série de medidas para que os trabalhadores consigam exercer suas atividades até o final de março.

"Entendo que é preciso que a Prefeitura encontre uma solução para acomodar o trabalho dos ambulantes. Não é razoável que haja impedimento para que eles exerçam suas atividades, principalmente entre dezembro e março, período em que a cidade recebe muitos turistas. Muitos deles conseguem garantir seus sustentos para o restante o ano", afirmou Leonardo Dias.

Ao final da reunião, o vereador conseguiu que a Semscs se comprometesse a permitir que os ambulantes utilizem até 20 guarda-sóis e a utilização de 5 mesas de apoio na faixa de areia; a não promover medidas de retiradas das cozinhas dos ambulantes até o dia 31 de março de 2023; além de marcar, para o dia 27 de fevereiro, uma nova reunião para discutir os pontos acima citados.

"Agradeço ao secretário Carlos Guido, que prontamente se mostrou acessível a discutir o assunto. Ele demonstrou sensibilidade à causa, que é de extrema importância para os ambulantes. Como representantes públicos devemos ser facilitadores para que o trabalhador consiga exercer sua atividade de forma digna e, ao mesmo tempo, não gerar transtornos ao Município", concluiu Dias.