Educação

Ufal emite nota de repúdio em defesa das instituições democráticas

Universidade considera que atos terroristas ocorridos neste domingo são antidemocráticos e uma afronta à democracia

Por 7Segundos com assessoria 09/01/2023 07h07 - Atualizado em 09/01/2023 07h07
Ufal emite nota de repúdio em defesa das instituições democráticas
UFAL - Foto: Divulgação

Na noite deste domingo (08), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) emitiu uma nota de repúdio contra o ato antidemocrático cometido no Palácio do Planalto, em Brasilia. Confira a nota na íntegra abaixo:

Nota de Repúdio


A Gestão Superior da Universidade Federal de Alagoas repudia veementemente os atos terroristas, golpistas, antidemocráticos e contra o patrimônio público ocorridos neste domingo, dia 8 de janeiro, em Brasília-DF.

Estes atos atentam contra os preceitos básicos instituídos pela Constituição Cidadã de 1988 e trazem riscos às garantias de manutenção do Estado Democrático de Direito.

Esperamos que estes fatos sejam energicamente apurados e os autores materiais e intelectuais, bem como os financiadores, sejam responsabilizados, dentro da Lei. Esperamos também que seja garantida a manutenção da Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.

A Ufal também se solidariza com as instituições que foram atacadas durante a ação terrorista deste domingo e se une às demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e entidades representativas da área de educação que estão repercutindo, em forma de protesto, o ocorrido na capital federal.

Educação transforma!

Josealdo TonholoReitor


Dezoito reitores que compõem a Rede Nordeste de Universidades Federais assinaram a manifestação a seguir:

Manifestação Pública A Rede Nordeste de Universidades Federais (Rene-NE), lamenta profundamente e repudia os atos terroristas contra o patrimônio público e contra a democracia, ocorridos neste domingo, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília-DF.Por esse motivo, faz- se necessária uma ação conjunta das autoridades competentes, para apurar os devidos fatos, sob a ótica da justiça, tendo como pilares a Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.