Brasil

Retrato de Bolsonaro não é encontrado no Palácio do Planalto

Desconfiança de funcionários do palácio é de que criminosos levaram retrato de ex-presidente como uma espécie de lembrança da invasão

Por CNN 10/01/2023 07h07
Retrato de Bolsonaro não é encontrado no Palácio do Planalto
Foto de Jair Bolsonaro em preto e branco na galeria dos presidentes, antes dos atos criminosos no Palácio do Planalto - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Na limpeza dos estragos causados pela invasão ao Palácio do Planalto, no domingo (8), um detalhe chamou a atenção dos funcionários da sede administrativa do Poder Executivo.

O retrato em preto e branco de Jair Bolsonaro, que havia sido colocado há seis dias na entrada do Palácio do Planalto, não foi encontrado.


A invasão criminosa destruiu a galeria de presidentes da República, localizado no Hall Monumental. Após o ocorrido, era possível ver retratos de presidentes quebrados e rasgados pelo chão.

As imagens feitas pelo governo federal mostram as fotos de Washington Luís (1926-19230), Getúlio Vargas (1937-1945), Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), Café Filho (1954-1955) e Michel Temer (2016-2019).

O de Bolsonaro, no entanto, não estava no local. A desconfiança de funcionários do Palácio do Planalto é de que o grupo criminoso o levou como uma espécie de lembrança da invasão.

A expectativa é de que, até fevereiro, a galeria dos presidentes da República seja reconstituída, assim como as placas de vidro que protegem a sede do governo federal.

De acordo com aliados petistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não decidiu se irá pendurar seu retrato colorido no local.

A tradição era de que apenas os retratos em preto e branco fossem colocados na galeria com a saída do presidente.

A partir de Dilma Rousseff (2011-2016), no entanto, começaram a ser penduradas as fotos coloridas quando o mandatário ainda estava no comando do Palácio do Planalto.