Política

Arthur Lira contatou Celina para dispersar manifestantes, apesar de ter tratado antes o assunto com Ibaneis

Presidente da Câmara deixou a entender que desconfiou da garantida dada pelo então governador do DF

10/01/2023 11h11 - Atualizado em 10/01/2023 12h12
Arthur Lira contatou Celina para dispersar manifestantes, apesar de ter tratado antes o assunto com Ibaneis
Presidente da Câmara, Arthur Lira - Foto: 07/11/2022REUTERS/Adriano Machado

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), comentou que havia recebido a garantia, do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), quando contatado por ligação telefônica, de que todo o efetivo da Polícia Militar do DF foi acionado para fazer a segurança e conter os manifestantes durante os atos de invasão e depredação do Congresso. Mas o deputado federal disse que logo em seguida teve que ligar para a então vice-governadora, Celina Leão (PP), que assumiu o Governo interinamente, que acionou o Batalhão de Operações Especiais e dispersou os manifestantes.

“Ele (Ibaneis Rocha) atendeu uma vez e me garantiu que todo o efetivo da Polícia Militar estava na rua. Depois, eu fiquei tratando com a vice-governadora Celina, que conseguiu em algum momento mandar para cá (Congresso Nacional) um pequeno contingente de integrantes do Bope, que foi quando permitiu a retirada de manifestantes do Salão Verde e da Chapelaria”, disse Arthur Lira, em entrevista coletiva na noite da segunda-feira (9), após realizar sessão para votação simbólica do decreto que determina intervenção federal em Brasília.

PROGRESSISTAS - A governadora interina Celina Leão é filiada ao mesmo partido de Arhur Lira. Por conta disso, o presidente da Câmara conseguiu dialogar com mais facilidade com Celina para solicitar o apoio de forças policiais para conter os manifestantes. Por outro lado, o governador afastado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pertence ao MDB, mesmo partido do senador Renan Calheiros, que pretende solicitar aos líderes emedebistas a expulsão e Ibaneis Rocha da legenda.