Política

“Presidente Lula, parabéns pela atuação”, elogiou Arthur Lira pela intervenção federal

Parabenização aconteceu agora há pouco no final da manhã e início de tarde desta quarta-feira (11), em Brasília

11/01/2023 12h12
“Presidente Lula, parabéns pela atuação”, elogiou Arthur Lira pela intervenção federal
Presidente da Câmara, Arthur Lira - Foto: 07/11/2022REUTERS/Adriano Machado

O presidente da Câmara, Arthur Lira, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por decidir pela intervenção federal no Distrito Federal (DF), após atos antidemocráticos ocorridos no domingo passado (8), no Congresso. “Presidente Lula, parabéns pela atuação”, disse Arthur Lira, em encontro que está sendo realizado em Brasília com Lula e lideranças de partidos políticos. No final da fala, Arthur Lira se comprometeu com Lula de que daqui para frente haverá muito diálogo, mas com muita firmeza em defesa dos preceitos maiores da nossa Constituição. De acordo com o parlamentar alagoano, esta reunião não estava agendada.

De acordo com Arthur Lira, em seu pronunciamento de abertura da reunião sobre a intervenção federal finda o ciclo que iniciou nesta semana com os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, cumprindo o rito legal processual dentro da lei.

Os atos de domingo (8) foram vistos como angustiante de muita reflexão pelo presidente da Câmara. Para ele, o Brasil correu um risco, mas superou. Ele também elogiou a união dos 26 governadores e do Distrito Federal. “Numa linguagem única, de união em defesa da nossa democracia, agradecimento aos deputados e líderes da Câmara que se reuniram intensamente”, afirmou. 

“Na naquela tarde da segunda-feira, imediatamente ao domingo, votamos no plenário da Câmara com urgência e mérito por unanimidade, sem discussão. E simbolicamente, para dar uma demonstração de que aquele Plenário, aquela Casa estava de pé, ouvindo, refletindo e repudiando os atos que foram praticados de vandalismo”, disse.

“De ofensa às instituições e a ofensa a democracia brasileira, então, muito rapidamente, o ato de entrega do projeto de Decreto Legislativo número 1, de 23, editado por vossa excelência (Lula), referendado pelo Congresso Nacional, cumpre o rito democrático, legal e constitucional da efetivação dessas ações que por certo terão rumo”.