Meio ambiente

IMA embarga Estação de Tratamento de Efluentes por irregularidades ambientais

Multas totalizaram R$ 350 mil e a empresa tem até 10 dias para prestar esclarecimentos, sob pena de perder definitivamente a licença ambiental

Por Secom Alagoas 13/01/2023 14h02
IMA embarga Estação de Tratamento de Efluentes por irregularidades ambientais
IMA embarga Estação de Tratamento de Efluentes por irregularidades ambientais em Maceió - Foto: Secom Alagoas

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) flagrou descumprimentos e uma série de irregularidades em uma Estação de Tratamento de Efluentes, na parte alta de Maceió. A Prisco Ambiental teve as atividades embargadas e as multas aplicadas chegam a R$ 350 mil.

Nesta sexta-feira (13), a empresa foi desativada do Sistema Online de Resíduos Sólidos, que constava como destinatária final de efluentes líquidos. No total, a ação acarretou na aplicação de oito autos de infração, dois embargos, além da suspensão provisória da Licença Ambiental de Operação (LO). A empresa tem o prazo de 10 dias para esclarecimentos, sob pena de cancelamento definitivo da LO.

Durante a operação, realizada na quarta-feira (11), os funcionários da Prisco Ambiental tentaram impedir a entrada dos fiscais, mas foram flagradas modificações e a ampliação da estrutura do empreendimento sem autorização ou sem a licença ambiental; descumprimento das condicionantes de funcionamento estabelecidas pelo IMA; lançamento de efluentes direto no solo, em desacordo com a Resolução nº430 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e com a outorga emitida pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

Os efluentes sem tratamento eram lançados no riacho Salgado, localizado na parte alta da capital alagoana. Além disso, o responsável pelo local apresentou uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida.

O IMA enviará cópia dos processos dos autos, com seus respectivos relatórios, à Semarh e ao Ministério Público Estadual para as demais providências.