Maceió

Governo vai implantar mais um restaurante popular em Maceió

Equipamentos irão ofertar produtos orgânicos, valorizando os pequenos agricultores

Por Assessoria 13/01/2023 15h03 - Atualizado em 13/01/2023 15h03
Governo vai implantar mais um restaurante popular em Maceió
Restaurantes populares fazem parte do conjunto de ações de segurança alimentar previstas no Pacto Contra a Fome - Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), planeja implantar mais um restaurante popular em Maceió. O novo equipamentos será voltado para as pessoas que estão cadastradas no CadÚnico e já recebem algum benefício. As refeições irão passar por rigoroso processo de controle sanitário e nutricional por uma equipe composta por quatro nutricionistas. A prioridade será ofertar produtos orgânicos, por serem mais frescos e nutritivos e, também, como forma de alavancar a agricultura familiar e economia.

Atualmente, o Estado conta com dois equipamentos de segurança alimentar e nutricional: Prato Cheio, no Benedito Bentes, e Estádio Rei Pelé, no Trapiche. O recurso desse projeto é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Os restaurantes populares fazem parte do conjunto de ações de segurança alimentar previstas no ”Pacto Contra a Fome” lançado pelo Governo de Alagoas, tendo como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco nutricional.

A equipe de nutrição dos restaurantes populares oferece um cardápio variado e composto, no almoço, por duas opções de proteínas, dois tipos de acompanhamento, uma guarnição e duas saladas - uma
crua e outra cozida -, além de suco e sobremesa. No jantar é oferecida uma opção de sopa, com pão ou torrada, e café. Todas as refeições saem ao preço de R$ 2,00. Diariamente são produzidas cerca de 2.250 refeições nas modalidades bandejão ou quentinha em cada restaurante.