Educação

Após reunião com presidente Lula, reitor da Ufal espera recomposição orçamentária

O reitor falou em entrevista ao 7segundos que o orçamento previsto para 2023 é similar ao de 2009

Por Ezequiel de Lima - Estagiário* 14/01/2023 07h07 - Atualizado em 14/01/2023 07h07
Após reunião com presidente Lula, reitor da Ufal espera recomposição orçamentária
Josealdo Tonholo - Foto: Divulgação

Em novembro de 2022, o Ministério da Educação anunciou cortes na Universidades Federais de todo o país. A UFAL (Universidade Federal de Alagoas) sofreu com uma redução de R$ 9,5 milhões do orçamento. O Reitor da universidade, Josealdo Tonholo, disse que o corte era uma ação irresponsável.

Após os cortes, o Restaurante Universitário (RU) fechou as portas devido a falta de recursos para continuar funcionando. Também foi relatado problemas com pagamentos de bolsas e fornecedores.

O reitor falou em entrevista ao 7Segundos que o orçamento, feito pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, previsto para 2023 é similar ao de 2009, nessa época a UFAL não tinha o campus do Sertão. Em 2021, foi preciso realizar cortes na equipe da segurança e limpeza, além de nenhuma bolsa de extensão ter sido paga e também não houve nenhuma bolsa de início de extensão científica.

“Infelizmente, não há mais o que cortar das empresas terceirizadas que prestam serviços para universidade, nem do ponto de vista acadêmico ou senão a universidade simplesmente se deixa de o seu papel deixa de funcionar.” disse.

O Presidente Lula (PT) realizou uma reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Foi possível fazer um levantamento completo da situação de cada uma das instituições e identificar os gargalos de operação.” falou Tonholo. 

É esperado que o Governo Federal faça a compensação do repasse neste ano. “A nossa expectativa é que o governo faça a compensação do ano de 2023 e a recomposição do orçamento do ano passado. Não é uma tarefa fácil, se não houver uma sensibilidade do governo federal, corre um sério risco de descontinuidade as atividades em todos os campis” disse o Reitor. 

*Com supervisão da Editoria