Política

Leonardo Dias propõe lei para instituir a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto,

O Projeto de Lei prevê que uma série de atividades sejam realizadas para que o tema seja amplamente debatido

Por Assessoria 27/01/2023 09h09
Leonardo Dias propõe lei para instituir a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto,
Leonardo Dias - Foto: Assessoria

O vereador Leonardo Dias (PL) protocolou junto a Câmara Municipal de Maceió (CMM) um Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome pós-aborto, em Maceió.

As datas deverão ser realizadas na semana do dia 8 de outubro, que coincide com o Dia Nacional Pelo Direito à Vida. E têm como finalidade informar e conscientizar a população maceioense sobre as consequências psicológicas que acometem mulheres após a realização de procedimentos abortivos.

O Projeto de Lei prevê que uma série de atividades sejam realizadas para que o tema seja amplamente debatido. Entre elas:

• Deverão ser realizadas: apresentação e esclarecimentos sobre os riscos e consequências psicológicas do abortamento provocado;
• Atendimento psicológico e assistencial às mulheres que sofreram perdas gestacionais em decorrência de abortos espontâneo ou provocado;
• Promover encontro com especialistas na área no intuito de que o assunto seja debatido;
• Deverão ser confeccionadas e distribuídas, à população, cartilhas informativas sobre os riscos e consequências psicológicas do abortamento.

De acordo com a Universidade Federal de São Paulo, existem três fenômenos psíquicos que, frequentemente, acometem mulheres que abortam: sentimento de remorso e de culpa, depressão e oscilações de ânimo e choro desmotivado, medos e pesadelos. A síndrome pós-aborto é o termo utilizado em referência a uma série de alterações psicológicas que acometem mulheres, de forma negativa, após o procedimento abortivo.

“Propus esse Projeto de Lei devido a gravidade dos problemas psicológicos que atingem muitas mulheres que abortaram. A semana de conscientização, além de informação, terá um trabalho prático de assistência psicológica a quem sofre com esses problemas”, comentou Leonardo Dias.

O projeto será discutido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara de Maceió e, posteriormente, apreciado pela plenário da Casa Legislativa.