Política

Assembleia promove nesta quarta (01/02) posse e eleição do presidente, mas primeira sessão legislativa só no dia 15

Deputados serão empossados a partir das 14h, na Casa de Tavares Bastos

31/01/2023 12h12
Assembleia promove nesta quarta (01/02) posse e eleição do presidente, mas primeira sessão legislativa só no dia 15
Sessão na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

Na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) estão marcadas para esta próxima quarta-feira (01/02) a posse dos deputados eleitos e em seguida serão abertos os trabalhos para a realização da eleição da Mesa Diretora da Casa, mas a instalação da primeira sessão legislativa acontece somente no próximo dia 15. 

“Eleita e empossada a Mesa Diretora, bem como os suplentes, o presidente convocará os parlamentares a comparecer a Casa, no próximo dia 15 de fevereiro, para a instalação da primeira sessão legislativa da 20ª Legislatura”, diz o texto publicado pela própria ALE, no site oficial da Casa.

Portanto, nesta quarta (01/02), haverá apenas a posse dos 27 deputados estaduais, em primeira sessão preparatória que está prevista para iniciar às 14h, no plenário da Casa de Tavares Bastos, no Centro. Os trabalhos para esta solenidade ficarão sob a coordenação do presidente da ALE, Marcelo Victor, conforme preconiza o regimento interno.

Ainda de acordo com o estatuto da Casa, 30 minutos após a posse dos parlamentares para a 20ª legislatura, será promovida uma segunda sessão preparatória, que na oportunidade, servirá para eleger o novo presidente da Assembleia, em votação isolada.

“Após eleito, o presidente é imediatamente empossado e assume os trabalhos, a fim de dar sequência ao processo eleitoral dos demais integrantes da Mesa Diretiva, que representará o Poder pelo próximo biênio (2023/2024)”, diz texto da ALE.

Dos 27 deputados que integrarão a Assembleia Legislativa, 11 são novatos na Casa: Alexandre Ayres (MDB), André Silva (Republicanos), Carla Dantas (MDB), Leonan Pinheiro (União Brasil), Dr. Wanderley Neto (MDB), Fernando Pereira (PP), Gabi Gonçalves (PP), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil), Remi Calheiros (MDB) e Rose Davino (PP).

Por outro lado, os outros 16 parlamentares seguem no cargo de deputado Cabo Bebeto (PL), Marcelo Victor (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Cibele Moura (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Antonio Albuquerque (Republicanos), Fátima Canuto (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Ronalsa (MDB), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros Filho (MDB), Marcos Barbosa (Avante) e Silvio Camelo (PV).