Política

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta-feira, dia 1º

Cerimônia acontecerá às 14 horas na Assembleia Legislativa de Alagoas

Por 7Segundos com Assessoria 01/02/2023 09h09 - Atualizado em 01/02/2023 09h09
Deputados estaduais tomam posse nesta quarta-feira, dia 1º
Sessão na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

Felipe Ferreira-estagiário 

Nesta quarta-feira, 1º, às 14 horas, os deputados estaduais eleitos e reeleitos, no último pleito de 2022, tomam posse para dar início a 20° legislatura na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Na oportunidade, também será eleita a nova Mesa Diretora, que comandará a Casa de Tavares Bastos para o próximo biênio (2023-2024).

Dos 27 deputados, 11 são estreantes. O destaque do próximo parlamento fica para a maior bancada feminina já eleita para o Poder Legislativo no estado com seis representantes: Fátima Canuto, Cibele Moura e Flávia Cavalcante (todas do MDB) e as estreantes Carla Dantas (MDB), Rose Davino e Gabi Gonçalves (ambas do PP).

Enquanto isso, o deputado Marcelo Victor preside a primeira sessão preparatória de posse que será realizada no plenário da Casa. Trinta minutos após a solenidade de posse dos parlamentares, acontecerá uma segunda sessão preparatória para que seja eleito o novo presidente do parlamento. Feito isso, o presidente eleito logo dará sequência ao processo eleitoral dos demais integrantes da Mesa Diretiva que representará o poder pelos próximos dois anos.

Concluída a eleição e posse da nova Mesa Diretora, o presidente da Casa convocará os parlamentares a comparecer na ALE no próximo dia 15 de fevereiro para instalação da primeira sessão legislativa da 20° legislatura.