Capital

Avenida Fernandes Lima pode mudar de nome após recomendação do MPAL

Ministério Público vai analisar legalidade e a constitucionalidade do nome

Por 7Segundos 01/02/2023 11h11 - Atualizado em 01/02/2023 16h04
Avenida Fernandes Lima pode mudar de nome após recomendação do MPAL
Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, parte alta de Maceió - Foto: Secom Maceió

O Ministério Público do Estado (MPAL) deve recomendar a mudança do nome da Avenida Fernandes Lima, localizada no bairro do Farol, em Maceió. A medida será tomada porque o político Fernandes Lima é apontado como um dos responsáveis pela ‘Quebra de Xangô’, em 1912, perseguição e destruição de terreiros na cidade.

O procedimento administrativo foi publicado no Diário Oficial do MPAL desta quarta-feira (1°) e considera a alteração na lei de nomeação de bens públicos, cuja vedação foi ampliada para incluir na proibição as pessoas que se tenham notabilizado na defesa e na exploração de mão de obra escrava.

Com o procedimento aberto, o Ministério Público do Estado vai avaliar a legalidade e a constitucionalidade da nomeação da avenida e, assim, recomendar ou não a mudança à Câmara Municipal de Maceió.

A ‘Quebra de Xangô’ é considerado o maior episódio de intolerância religiosa do país. O crime foi denominado assim porque a Yalorixá Tia Marcelina, Mãe de Santo, espancada após ter seu terreiro invadido, proferiu a emblemática frase: “Quebra tudo, só não quebra o saber”.