Maceió

Pesquisa estuda emocional de moradores atingidos pela tragédia da mineração em Maceió

Pesquisadores focam nos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro e Bom Parto

Por 7Segundos com Assessoria 03/02/2023 14h02
Pesquisa estuda emocional de moradores atingidos pela tragédia da mineração em Maceió
Residências no bairro do Pinheiro - Foto: Pascom Arquidiocese de Maceió

Intitulada “Adoecimento mental das pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió, Alagoas”, a pesquisa tem ganhado difusão nas redes sociais e tem como objetivo investigar as doenças que acometeram ex-residentes dos locais ameaçados de afundamento, na capital, pela mineração da Braskem.

A análise faz parte da dissertação da aluna Priscilla Souza, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A mestranda é a responsável pela divulgação e recrutamento dos participantes, junto com o bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic), Matheus Melo, ambos sob a orientação da professora do PPGENF, Verônica Alves, enfermeira com doutorado em Saúde Mental.

O objetivo da abordagem é entrevistar 380 ex-moradores dos bairros listados. Verônica Alves destaca que ainda não existem investigações relacionadas às consequências sobre a saúde da população vítima da instabilidade do solo nos locais afetados. “Buscas nas principais bases de dados demonstram que pesquisas voltadas para o bem-estar mental desse público ainda são inexistentes, sendo considerada inédita essa nossa análise”, frisou ela.

Desde então, a investigação vem sendo conduzida de forma on-line, atentando-se à dificuldade de identificar onde os ex-moradores passaram a residir. Para o recrutamento dos integrantes deste estudo está sendo disponibilizado um link nas redes sociais – Facebook, Instagram, WhatsApp – com o convite para participar da análise.

Para quem se interessar em saber mais detalhes sobre a pesquisa basta acessar o Instagram ‘Vidas Rachadas’, ou contribuir diretamente através do link da investigação.