Acidentes

Comissão eleitoral para conselheiro tutelar é instituída e esquenta luta por vaga

Pleito ocorre neste ano para escolher representantes do ECA em quadriênio 2024/2027

06/02/2023 11h11
Comissão eleitoral para conselheiro tutelar é instituída e esquenta luta por vaga
Conselho Tutelar em Maceió - Foto: Secom Maceió

O pontapé para as eleições que vão escolher os conselheiros tutelares para o próximo quadriênio, que vai de 2024 a 2027, já foi dado. A esta iniciativa foi dada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maceió (CMDCA), que publicou na edição do Diário Oficial de Maceió (DOM), da sexta-feira passada (3), a recomposição e nomeação da comissão eleitoral que ficará responsável pelo pleito, na capital alagoana. Além disso, a CMDCA divulgou a formação da comissão de sindicância do conselho.

A partir dessa publicação, os bairros periféricos passam a vivenciar um outro momento político que influencia a escolha de vereadores e, consequentemente, do prefeito de Maceió. Antes mesmo da recomposição das comissões eleitoral e de sindicância, atuais conselheiros tutelares já davam sinais de busca pela reeleição, com a implementação e intensificação de ações sociais nas comunidades. A disputa por vagas para esse cargo tem sido acirrada nos últimos e marcada por denúncias de compra de votos. A eleição do Conselho Tutelar de Maceió acontecerá ainda este ano.

Em relação à publicação do DOM assinada pela presidente do CMDCA, Andréa Queiroz, a comissão eleitoral que será comandada pela conselheira de Direito, Maria Betânia Marques da Silva, é formada por três representantes da Prefeitura de Maceió e outros três da sociedade civil.