Direitos Humanos

Movimento negro brasileiro cobra ações de Lula e Biden contra discriminação racial

Organizações enviaram carta aos presidentes de Brasil e Estados Unidos dois dias antes de encontro na Casa Branca

Por 7Segundos com CNN Brasil 10/02/2023 21h09
Movimento negro brasileiro cobra ações de Lula e Biden contra discriminação racial
Documento foi entregue na quarta-feira (8), dois dias antes do encontro entre os chefes de Estado na Casa Branca, na sexta-feira (10) - Foto: Ricardo Stuckert (PR)/Tom Brenner (Reuters)

Organizações da sociedade civil que compõem o movimento negro brasileiro enviaram uma carta aos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Joe Biden, cobrando ações para enfrentar a discriminação racial.

O documento foi entregue na quarta-feira (8), dois dias antes do encontro entre os chefes de Estado na Casa Branca, nesta sexta-feira (10).

As dez organizações uniram as reivindicações durante encontros organizados pelo Washington Brazil Office.

O texto, com uma série de reivindicações, pede a retomada das ações previstas no JAPER, sigla em inglês para Ação Conjunta Brasil-EUA para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade, assinado em 2008 pelos dois países.

As entidades atribuem a paralisação dos esforços para implementação das medidas à falta de interesse de gestões passadas, à ausência de uma estratégia objetiva e à sub-representação das organizações da sociedade civil.

“Esta é uma oportunidade chave não apenas para retomar o JAPER, mas também para fazê-lo melhor e mais eficaz. A luta contra a discriminação racial se tornou uma importante agenda nos fóruns multilaterais, o que pode ser exemplificado pela decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de declarar o período 2015-2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes e o recém-criado Fórum Permanente de Afrodescendentes”, destacaram as organizações.

Assinaram a carta o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o Coletivo de Entidades Negras (CEN), a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), o Geledés, Instituto da Mulher Negra, o Instituto de Referência Negra (Peregum), o Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), o Instituto Cultural Steve Biko (ICSB), o Laboratório de Dados e Narrativas sobre Favelas (LABJACA), o ODARA, Instituto da Mulher Negra, e a União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (UNEAfro).