Política

Secretário de Educação destaca emenda de Leonardo Dias para a qualificação de professores que trabalham com crianças autistas

O objetivo da emenda de Leonardo Dias é auxiliar na qualificação dos professores da Rede Municipal de Educação que desenvolvem atividades escolares com crianças especiais, com destaque as que são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por 7Segundos com Assessoria 13/02/2023 22h10
Secretário de Educação destaca emenda de Leonardo Dias para a qualificação de professores que trabalham com crianças autistas
Secretário de Educação destaca emenda de Leonardo Dias para a qualificação de professores que trabalham com crianças autistas - Foto: Assessoria

O secretário municipal de Educação, José Neto, destacou a importância de emenda de orçamento – no valor de R$ 60 mil – destinada pelo vereador Leonardo Dias (PL), à Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA).

O objetivo da emenda de Leonardo Dias é auxiliar na qualificação dos professores da Rede Municipal de Educação que desenvolvem atividades escolares com crianças especiais, com destaque as que são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante seu pronunciamento durante a Audiência Pública que discutiu a inclusão das pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) nas escolas públicas e privadas em Maceió, José Neto adiantou que um edital foi lançado para dar seguimento às formações junto aos profissionais que atuam em salas de aula.

“O vereador Leonardo Dias é um exemplo. Ele destinou uma emenda do orçamento para que a SEMED pudesse fazer a formação [dos professores]. Nós já conversamos e temos um edital para isso”, comentou.

Leonardo Dias, durante a audiência pública, pontuou que a incidência de casos de TEA tem crescido nos últimos anos e alertou que o Poder Público precisa estar atento para ofertar o devido acesso à educação e à inclusão. O vereador explicou que a emenda destinada à AMA pode ser um passo importante para ajudar em uma melhor adequação do Município à demanda da Rede Pública de Educação.

“Temos 3500 alunos especiais na rede pública e 1300 assistentes de sala. A reclamação geral de qualquer diretor de escola é justamente a falta de profissionais. Precisamos recuperar o atraso e se planejar para o que vem. Eu tenho notado muito o crescimento dos casos de TEA e eu destinei à AMA, através da SEMED, inclusive para formar os professores da rede municipal para poder trabalhar melhor com essas crianças. Nós temos uma dificuldade imensa dentro do Poder Público. Muitas crianças estão sem frequentar as escolas por falta de profissionais para acompanhá-las”, concluiu o vereador.