Infraestrutura

"É risco sanitário e risco à saúde pública" diz coordenador da Vigilância Sanitária sobre pomadas modeladoras apreendidas

Segundo o coordenador, o comércio e a utilização das pomadas estão proibidas em Maceió

Por 7Segundos 14/02/2023 20h08
'É risco sanitário e risco à saúde pública' diz coordenador da Vigilância Sanitária sobre pomadas modeladoras apreendidas
Estabelecimentos foram notificados a não comercializar pomadas capilares. - Foto: Visa de Maceió

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM, para falar sobre a apreensão das 500 unidades de pomadas modeladoras para cabelos em estabelecimentos das partes alta e baixa da cidade após resolução da Anvisa.

Segundo o coordenador, o comércio e a utilização das pomadas estão proibidas em Maceió: "É risco sanitário e risco à saúde pública. Eles estavam fabricando e utilizando em salões de beleza. Essas apreensões são cautelares, ficam no local mesmo sem poder utilizar e caso não cumpram aí podemos multar ou até interditar o estabelecimento". 

Entenda o caso

A proibição da comercialização de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada, tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.

Outras ações da vigilância sanitária

No ano de 2020 foi feita a apreensão de 1500kg de produtos fora da validade e três estabelecimentos foram interditados. Na nova gestão, o valor chegou a 186 mil quilos de produtos estragados e 80 estabelecimentos interditados nos últimos dois anos: "É preciso dar esse impacto, afinal de contas a segurança alimentar é muito importante para a população e é dever da vigilância sanitária tirar risco sanitários de circulação e salvar vidas".

Os alimentos mais apreendidos são carnes e laticínios.

O WhatsApp da vigilância sanitária para denúncias é 98752-2000.