Maceió

Auxílio Brasil: na mira do Governo por irregularidade, grupo de beneficiários aumenta em Maceió

Benefício concedido por pessoa estava sendo repassado de forma indevida

Por 7Segundos 15/02/2023 11h11 - Atualizado em 15/02/2023 12h12
Auxílio Brasil: na mira do Governo por irregularidade, grupo de beneficiários aumenta em Maceió
Auxílio Brasil - Foto: Agência Brasil

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Cidadania demonstram que houve um aumento de 20.716 no número de beneficiários do Auxílio Brasil, em Maceió, pertencentes a modalidade de Benefícios Composição Familiar (BCF), entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2023. A categoria vem sendo investigada por fraude.

Conforme demonstram os números fornecidos pelo Ministério, houve um aumento de 156% de famílias unipessoais cadastradas no programa, passando de 2.206.483 famílias em novembro de 2021 para 5.663.191, exatamente um ano depois.

A modalidade BCF é composta por famílias que possuam em sua composição gestantes, nutrizes e /ou pessoas com idade entre 3 e 21 anos incompletos, sendo um auxílio de R$65 por indivíduo, sendo portanto, uma categoria com grande potencial de fraude, por haver a possibilidade de diversos indivíduos se cadastrarem para receber, separadamente, este benefício.

Em decorrência da suspeita de fraude, um pente-fino deverá ser feito e a situação das pessoas cadastradas deverá ser avaliada. Na segunda-feira (13), de fevereiro, o ministro Wellington Dias anunciou novas regras para o programa, que voltará a ser chamado de Bolsa Família e deve ser apresentado ao presidente Lula (PT).

Segundo os dados do próprio Ministério, pelo menos 22 milhões de famílias recebem atualmente o Auxílio Brasil, contudo, destas 2,5 milhões são suspeitas de receberem os benefícios de forma indevida.