Saúde

Campanha orienta funcionários e passageiros de trens urbanos sobre o risco das drogas e do álcool

Equipes da secretaria também apresentaram os serviços da Rede Acolhe para tratamento gratuito de dependentes químicos em Alagoas

Por Secom Alagoas 15/02/2023 16h04
Campanha orienta funcionários e passageiros de trens urbanos sobre o risco das drogas e do álcool
Campanha orienta funcionários e passageiros de trens urbanos sobre o risco das drogas e do álcool - Foto: Secom Alagoas

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade e Inclusão da CBTU, promoveram, nesta quarta-feira (15), uma campanha de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas. A ação percorreu todas as estações de trem da capital, iniciando na Estação Gustavo Paiva, em Rio Largo, e seguindo até a última parada, no Centro de Maceió.

Segundo o psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto, a iniciativa fez referência ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo – 20 de fevereiro – e buscou conscientizar usuários e funcionários sobre os impactos do uso de substâncias ilícitas e do álcool para a saúde, além de combater o consumo abusivo de bebidas alcoólicas no período de carnaval.

“A poucos dias do carnaval, nós antecipamos estrategicamente a campanha do 20 de fevereiro para conscientizar a população que faz uso dos trens e VLTs acerca dos riscos relacionados ao uso de drogas e, principalmente, ao consumo abusivo do álcool. A ideia é levar informação de valor para que essas pessoas curtam as festividades, mas de forma consciente e segura: evitando os excessos, passando a chave quando beber, dando preferência a bebidas não alcoólicas e muito mais”, disse o psicólogo.

Para o senhor Edmilson Vicente, usuário do VLT, a campanha veio no momento certo e irá contribuir para a redução da violência no período de carnaval. “No carnaval é mais fácil você ver pessoas passando dos limites e às vezes até evitamos frequentar certas festas por causa disso. Acredito que se as pessoas tiverem consciência na hora de curtir a folia será mais seguro para você ir com a família e reunir os amigos”, comenta.

Na oportunidade, as equipes técnicas da Seprev também apresentaram aos usuários do transporte público os serviços oferecidos pela Rede Acolhe. O programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas conta com 34 comunidades terapêuticas que oferecem gratuitamente 750 vagas para acolhimento na capital e no interior do estado.

Marcos Aurélio, membro do GT de Diversidade e Inclusão da CBTU, ressaltou durante o percurso que a dependência química representa um problema de saúde pública que deve ter a atenção de todos.

“Aqui nos trens e VLTs nós recebemos diariamente muitas pessoas e, naturalmente, pessoas que fazem uso de drogas, sejam elas lícitas ou não. Na maioria das vezes, o usuário não tem consciência de quando está abusando e o quanto isso pode prejudicar a sua saúde física e mental. A parceria entre a Seprev e a CBTU veio oferecer uma oportunidade para que essas pessoas reflitam sobre os riscos e repensem o uso desse tipo de substância para que vivam o melhor de si”, afirmou.