Meio ambiente

Chuvas fortes causam tragédia em São Paulo e governador Tarcísio pede ajuda ao Exército

Ministro de Lula, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vai sobrevoar as regiões atingidas para ajudar o estado de São Paulo

Por 7 Segundos 19/02/2023 17h05 - Atualizado em 19/02/2023 17h05
Chuvas fortes causam tragédia em São Paulo e governador Tarcísio pede ajuda ao Exército
Chuvas castigam São Paulo e governador Tarcísio de Freitas pede ajuda ao Governo Federal e ao Exército - Foto: Reprodução

As chuvas fortes que caem sobre o estado de São Paulo causam tragédia e já matou três pessoas. As mortes foram confirmadas pelo governo. O governador Tarcísio de Fretas (Republicanos) pediu ajuda ao Governo Federal e ao Exército.

“Os bombeiro não estão conseguindo acessar áreas onde ocorreram soterramentos no Litoral Norte, devido à situação das estradas que estão interditadas por queda de barreiras”, disse o governador.

Uma pedra de duas toneladas atingiu uma menina de 7 anos, em Ubatuba, interior de São Paulo. A pedra se deslocou durante o temporal e atingiu a casa de madeira da família, onde a menina estava com a família.

Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu ao ter a casa atingida por uma árvore. Ela era funcionária pública e morava nesta residência. Ela chegou a ser socorrida para o hospital em Boiçucanda, mas não resistiu. Não há detalhes sobre a terceira vítima fatal.

Segundo informações do governador, houve deslizamento de terra na Vila do Sahy e na praia da Baleia, mas, de acordo com ele, só com a ajuda do Exército, que tem helicópteros de maior porte, as equipes chegarão aos locais de difícil acesso.

O Comando Militar Sudeste cedeu dois helicópteros de grande porte para buscas e salvamento - um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar - e eles já decolaram para o Litoral Norte no fim da tarde. O Batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba enviou técnicos para atuar na desobstrução da BR-101 (Rio-Santos).

O governador afirmou que os feridos serão encaminhados a hospitais de Caraguatatuba, São José dos Campos e para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Cerca de 100 bombeiros, 17 viaturas e sete helicópteros Águia da Polícia Militar atuam em Ubatuba e São Sebastião na tarde desde domingo (19).

Ministro de Lula vai sobrevoar as regiões atingidas


O ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, embarcou para São Paulo e deverá sobrevoar a região. Ele afirmou no Twitter que a Defesa Civil Nacional se desloca para o Litoral paulista para dar apoio às ações de socorro e reconhecer a situação de emergência em São Sebastião.

"Estamos agindo e acompanhando de perto a situação no litoral norte de São Paulo. Já conversei por telefone com o governador @tarcisiogdf e com os prefeitos dos municípios atingidos. Também já acionamos o Min. da Defesa para acompanhar as ações de desobstrução de vias na região!", postou.

Segundo o governo de São Paulo, não há estimativas de feridos justamente por conta da dificuldade de as equipes de socorro chegarem aos locais afetados.