Educação

Inscrições para 400 vagas em 10 cursos da Uncisal se encerram nesta sexta-feira (24)

Candidatos devem acessar o portal do SiSU; nota do Enem é critério para a seleção

Por Agência Alagoas 23/02/2023 11h11
Inscrições para 400 vagas em 10 cursos da Uncisal se encerram nesta sexta-feira (24)
Uncisal abre 400 vagas para o SiSu 2023 - Foto: Assessoria

Os interessados em uma das 400 vagas disponibilizadas pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em cursos de graduação devem ficar atentos aos prazos do Sistema de Seleção Unificada 2023 (SiSU 2023). As inscrições no processo seletivo terminam nesta sexta-feira (24), conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para participar da seleção, os candidatos devem acessar a página do SiSU: https://acessounico.mec.gov.br/ e se cadastrar. Após o cadastro, devem informar o curso e a instituição de interesse.

As inscrições serão realizadas, de forma unificada, em todo o país, apenas de forma online. A Uncisal oferta, em 2023, quatrocentas vagas nos cursos presenciais de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet e Terapia Ocupacional. No caso de Gestão Hospitalar, ofertado na modalidade de Educação a Distância, haverá algumas atividades presenciais obrigatórias, conforme legislação em vigor.

Os candidatos devem ficar atentos a oferta de modalidades de ações afirmativas: a primeira são as ações afirmativas de reserva de vagas (cotas), com base na Lei Estadual Nº 6.542, de 7 de dezembro de 2004, que define que 50% das vagas das universidades públicas do Estado sejam disponibilizadas para alunos que estudaram os últimos quatro anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas.

A segunda é a bonificação regional, com base na Resolução CONSU nº. 26/2017, de 8 de setembro de 2017, que estabelece o critério de inclusão de bonificação como medida afirmativa, acrescendo uma porcentagem na nota final, definida em Edital/Termo de Adesão, para alunos que se enquadrem em uma das situações descritas no edital.A Uncisal disponibilizou uma página para os candidatos, com informações sobre os cursos ofertados pela instituição e sobre o SiSU 2023. Os interessados podem acessar o endereço eletrônico https://novo.uncisal.edu.br/vestibular-sisu.