Brasil

Fotógrafo flagra peixe da espécie do Nemo assistindo beijo de 'Dory' em aquário do litoral de SP

Registro foi feito em Santos (SP) e encantou os internautas nas redes sociais. No entanto, o coordenador do local afirmou ao g1 que animais não estavam se beijando

Por g1 Santos 01/03/2023 10h10
Fotógrafo flagra peixe da espécie do Nemo assistindo beijo de 'Dory' em aquário do litoral de SP
Fotógrafo flagra momento em que peixe da espécie da Dory, do 'Procurando o Nemo', beija outro em Aquário de Santos, SP - Foto: Francisco Arrais/PMS

Uma foto feita no Aquário de Santos, no litoral de São Paulo, dá a impressão que um peixe da espécie da Dory, personagem da animação 'Procurando Nemo', está beijando outro dentro de um tanque do Aquário de Santos. A imagem foi publicada nas redes sociais da Prefeitura de Santos e encantou os internautas nas redes sociais.

Na publicação, uma seguidora brincou ao afirmar que Dory estaria traindo o pai do Nemo. Já uma outra mulher afirmou que a "Dory se arrumou", enquanto outra seguidora disse "Coisa mais lindinha a Dory dando beijinho".

Apesar do clima romântico, o biólogo marinho e coordenador do Aquário de Santos, Alex Ribeiro, afirmou que os dois peixes não têm nenhuma correlação. "Foi uma sorte, o ângulo da foto que ele tirou [favoreceu], mas não tem nada de um peixe beijando o outro".

O repórter fotográfico Francisco Arrais registrou a imagem em que os peixes 'supostamente' se beijam e afirmou que teve essa mesma impressão ao ver o resultado. "Olhei esse tanque, o colorido estava muito lindo, bem inspirador. Encostei a máquina no vidro e fui clicando os peixinhos passando".

Segundo Arrais, em algumas imagens, ele fez um ângulo diferente para ter uma foto mais aproximada dos animais. "Parece uma imagem tridimensional e deu essa conotação, parece que estão se tocando e, na verdade, não estão. Como eles passaram um perto do outro e estava com a lente colada no vidro do tanque, então pode até ter dado essa impressão aí".

Ele ressaltou que ficou satisfeito e agradecido por ter feito o registro da imagem. "Aproveitei a oportunidade, o tanque estava muito colorido, muito bonito. Um aquário desse, com essa beleza, não dá para a gente não fotografar e não se inspirar né? A gente fica feliz porque sabe que tem um criador que não faz nada pela metade. É uma foto que dá para inspirar o dia".

Espécies do filme


Já Ribeiro explicou que o peixe da espécie da Dory, conhecido como cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus) aparece na imagem 'supostamente' beijando um Yellow tang (Zebrasoma flavescens).

No tanque, como é possível ver nas imagens, além deles também há alguns peixes-palhaço (Amphiprion ocellaris), espécie do personagem Nemo que, segundo o biólogo, não foram retirados da natureza. "Foram reproduzidos em uma loja no interior de São Paulo, se reproduzem aos montes e alguns são doados para o Aquário".

De acordo com o coordenador, como alguns animais não nascem com o padrão de venda para os lojistas, ao invés de serem sacrificados, são doados para o Aquário. "O público não faz ideia, acham que esses peixes foram comprados. Na verdade, foram doados, quase que 90% são".

Essas espécies estão no mesmo tanque porque representam os peixes do recife de corais do Oceano Pacífico. "Então, a Dory, o peixe-palhaço, o Yellow tang são peixes da mesma região, do mesmo habitat. A relação com o filme é secundária, o objetivo principal é colocar os indivíduos no mesmo ambiente onde eles vivem na natureza".