Educação

Educação faz levantamento para avaliar indicadores de qualidade no ensino municipal

Levantamento ouviu 505 estudantes de 21 escolas, do 6º ao 9º ano

Por Assessoria 01/03/2023 15h03
Educação faz levantamento para avaliar indicadores de qualidade no ensino municipal
Avaliação foi feita de forma presencial e online. - Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação realizou um levantamento para identificar quais pontos na educação os estudantes avaliam de forma positiva ou negativa. Com estes dados, é possível identificar o que precisa ser melhorado no ensino no ano letivo de 2023. A pesquisa passou por 21 escolas e alunos do 6º ao 9º ano responderam ao questionário.

A pesquisa foi criada com base na metodologia de autoavaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A coordenadora do Ensino Fundamental, Juliane Medeiros, destacou a importância dos indicadores.

“São dados que colaboram para a gente rever a nossa prática e reorganizar as nossas ações, então, fizemos esse levantamento ano passado que traz pontos importantes para o planejamento de 2023. Os indicadores existem para que a gente possa olhar para dentro e que possa contribuir para melhores resultados”, afirmou.

O questionário, que foi respondido de forma presencial e online, possui um grau de confiabilidade de 95%, e ouviu 505 alunos, equivalente a 7% do total de estudantes matriculados nas escolas que participaram da avaliação.

O teste avaliou o ambiente escolar, ensino aprendizagem, ambiente físico escolar, entre outros. Além disso,os alunos puderam escrever, dentro da opinião deles, se a pesquisa não contemplou algum aspecto relacionado à comunidade escolar. Ações serão desenvolvidas tendo como referência os resultados do questionário.