Educação

Ufal convoca candidatos para banca de validação da autodeclaração étnico-racial

Arquivo de fotos e vídeo para validação fenotípica deve ser enviado de 2 a 8 de março

Por Assessoria 02/03/2023 14h02
Ufal convoca candidatos para banca de validação da autodeclaração étnico-racial
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Reprodução

Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) e convocados em primeira chamada no Processo Seletivo Ufal/Sisu 2023.1, além de enviar a documentação necessária para efetivar a pré-matrícula, também devem participar da etapa obrigatória da banca de validação da autodeclaração étnico-racial.

A Universidade Federal de Alagoas publicou o edital com a lista dos nomes dos convocados e com as orientações que devem ser seguidas para participação na banca. Clique aqui para conferir .

O processo de validação é constituído por duas etapas: envio dos arquivos digitais pelos candidatos e validação fenotípica da autodeclaração étnico-racial pela Banca específica. Os arquivos listados no edital deverão ser envidos pelos convocados por meio do Sistema da Copeve http://www.copeve.ufal.br/, obrigatoriamente, das 17h de 2 de março até as 23h59 de 8 de março, mesmo prazo para realização da pré-matrícula.

Os candidatos deverão enviar três arquivos de fotos, no formato JPG., sendo uma do perfil direito, uma do perfil esquerdo e uma frontal; um arquivo de vídeo em MP4; arquivos do documento de identidade oficial digitalizado em JPG., além de uma cópia do Anexo I do edital preenchido, assinado e digitalizado no formato PDF.

O edital traz todas as orientações sobre os procedimentos para a produção dos arquivos de fotos e de vídeo para garantir a qualidade das imagens. É importante conferir as informações para enviar os arquivos em condições de análise pela banca. Uma das recomendações é para que os candidatos captem as imagens em local com boa iluminação e, preferencialmente, com a luz natural do dia, ao ar livre, com fundo de cor única e neutra, além de vestir roupas em tons claros ou neutros.

Na captação das imagens também é vedado o uso de maquiagem, de óculos escuros ou de grau e de acessórios na cabeça que impossibilitem a verificação fenotípica, prejudicando a identificação do candidato.

Sobre a banca


O procedimento de heteroidentificação acontecerá por meio da avaliação dos arquivos enviados (fotos e vídeo) e considerará, tão somente, os aspectos fenotípicos do candidato, sendo respeitados os procedimentos de avaliação descritos na Portaria Normativa nº 4, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, de 06 de abril de 2018.

Durante a etapa de validação da autodeclaração étnico-racial, fase de recursos, resultado final ou até mesmo após a homologação do resultado final, qualquer candidato poderá ser convocado pela Banca de Validação para realizar uma entrevista telepresencial ou presencial para verificação da condição de autodeclaração.

Próximas etapas


O resultado preliminar da validação da autodeclaração étnico-racial será divulgado no site da Copeve http://www.copeve.ufal.br/ no dia 29 de março.

O candidato poderá interpor recurso, uma única vez, contra o resultado preliminar nos dias 30 e 31 de março. O resultado da análise dos recursos será publicado, junto com o resultado final, no dia 11 de abril.