Infraestrutura

Prefeitura retira 350 kg de areia de sistema de drenagem na Jatiúca

Objetos foram encontrados durante mutirão de limpeza e impediam o fluxo completo de água pluvial no local

Por Secom Maceió 02/03/2023 15h03
Prefeitura retira 350 kg de areia de sistema de drenagem na Jatiúca
Prefeitura retira 350 kg de areia de sistema de drenagem na Jatiúca - Foto: Secom Maceió

Dez sacos de areia foram retirados de dentro do sistema de drenagem da Avenida Antônio Gomes de Barros, na Jatiuca, na manhã desta quinta-feira (02). Os sacos somam 350kg e estavam obstruindo a galeria, impedindo o pleno escoamento de água, o que pode provocar alagamentos no local.

O coordenador de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Gabriel Rodas, esclarece que os sacos podem ter sido deixados na galeria após uma obra de saneamento realizada no local.

“É possível que esses itens tenham sido esquecidos dentro da galeria após alguma obra de saneamento e esse tipo de objeto obstrui o fluxo de água e pode causar alagamentos na via. É fundamental, também, que a população colabore e faça o descarte correto de resíduos, evitando jogar lixo nas ruas e, principalmente, nas galerias”, completou.

A ação faz parte de um mutirão de limpeza que está sendo realizado no local, ao longo dos 2km de galeria existente no canteiro central da avenida, tendo 1km dessa extensão já sido concluído.

O mutirão teve início no dia 1º de fevereiro, com um trabalho minucioso para a retirada de entulhos e raízes de árvores de dentro do sistema de drenagem da Avenida Antônio Gomes de Barro, que por conta do descarte irregular se transforma em um ponto crônico de alagamento no período de chuva.

Coleta de resíduos


Para solicitar a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo número 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp 98802-4834, enviando endereço completo com ponto de referência. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos de coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado, gratuitamente, em até sete dias úteis.