Geral

Maceió moderniza iluminação pública de corredores de transportes

Com ruas e avenidas melhor iluminadas, maceioense ganha em segurança

Por Assessoria 16/03/2023 12h12
Maceió moderniza iluminação pública de corredores de transportes
Iluminação no murilópolis - Foto: Assessoria

Em Maceió, uma determinação do prefeito JHC tem tornado o retorno de trabalhadores e de estudantes para casa mais seguro durante as noites. Isso porque a gestão começou a requalificação da iluminação pública, com a substituição de luminárias antigas pelas de LED (Diodo Emissor de Luz), isto é, luminárias de maior potencial de luminosidade, mais econômicas e sustentáveis.

A substituição das luminárias convencionais para as que contam com a tecnologia de LED tem feito muita diferença, como conta a comerciária Maria Malta, moradora do bairro Murilópolis. "Antes, eu descia do ônibus e corria para chegar logo em casa com medo de assaltos. Mas agora que chegou essa nova iluminação não preciso mais correr, a rua está mais movimentada e não me sinto mais vulnerável", expôs dona Maria.

No Murilópolis, a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) substituiu todas as lâmpadas em postes do corredor de transportes. No total, foram 74 luminárias de 150 W, com suporte de postes adequados à nova iluminação. A extensão da obra é de 1,1 km.

A iluminação da Avenida Tomás Espíndola, que faz ligação com a Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, também recebeu um upgrade. Por lá, a Sima implantou 39 luminárias de 220 W. Para o motorista Messias Silva, a mudança ajuda no exercício da atividade. "O principal é que a gente consegue dirigir com mais segurança", frisou o trabalhador.

"Estamos empenhados em deixar Maceió com uma iluminação mais iluminada e potente, o que certamente é um atrativo para que o cidadão se permita o uso de áreas públicas ao anoitecer, como ficar conversando na porta ou sair para praticar exercícios”, explica Camila Porciúncula, superintendente municipal de Iluminação Pública.

Ela reforça que a determinação do prefeito JHC é de que o ponto de partida dessa requalificação da iluminação em Maceió seja os corredores de transportes de toda a cidade, que são espaços obrigatoriamente utilizados por todos.
Como adiantado pela superintendente, corredores de transportes de várias partes de Maceió já contam com iluminação em LED, a exemplo da principal do Conjunto Medeiros Neto, no bairro Santa Amélia e da Avenida Capitão Marinho Falcão, no Poço, a principal do Conjunto Santo Eduardo.

“Vocês não sabem o quanto isso muda a vida da comunidade. É sem dúvida uma vitória para a gente”, disse o professor Alexandre Avelino, que é morador do Conjunto Medeiros Neto.

"Já fizemos também a Avenida Fernandes Lima, nosso principal corredor de transportes, a Avenida Senador Rui Palmeira, a principal do Vergel do Lago, e seguimos avançando com as obras de iluminação na orla marítima, seguindo a determinação do prefeito que é de levar iluminação para todos com prioridade para quem mais precisa", acrescentou a superintendente.

Todas as obras são custeadas com recursos próprios da Prefeitura de Maceió, oriundos da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip).