Geral

Engenheiro aponta os primeiros sinais de defeito em elevadores e como prevenir acidentes

Casos de acidentes como o ocorrido na Mangabeiras estão cada vez mais comum

Por 7Segundos 22/03/2023 14h02
Engenheiro aponta os primeiros sinais de defeito em elevadores e como prevenir acidentes
Elevador - Foto: Ascom SMS

Casos de acidentes com elevadores têm sido comuns neste começo de ano. Nos primeiros três meses de 2023, o Brasil registrou seis casos de ocorrências semelhantes à ocorrida no bairro da Mangabeiras, em Maceió, no último domingo (19).

Em busca de um melhor entendimento dos perigos que o equipamento oferece para a população, o 7Segundos entrou em contato com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica (Abemec) de Alagoas, Carlos Henrique.

De acordo com o representante, os elevadores precisam passar por uma manutenção preventiva durante o período de quatro semanas.

“O período de manutenção de elevadores pode variar dependendo de diversos fatores, como a idade do equipamento, o tipo de uso, o número de viagens diárias, as condições de operação e a regulamentação local. No entanto, em geral, recomenda-se que os elevadores passem por manutenções preventivas a cada quatro semanas ou uma vez por mês”, explicou.

Carlos alerta também para a importância de prestar atenção nos primeiros sinais de defeito, como ruídos estranhos, movimentos irregulares, portas que não se abrem ou fecham corretamente, dentre outros possíveis problemas. Se for possível identificar quaisquer um desses sinais, é recomendável chamar um técnico para uma avaliação.

“Além disso, a norma ABNT NBR NM 207:2015 estabelece que os elevadores devem ser inspecionados periodicamente para verificar o estado de conservação dos equipamentos. Essas inspeções podem ser realizadas em intervalos menores que a manutenção preventiva, dependendo das condições de uso do equipamento. Por exemplo, elevadores com uso mais intenso podem precisar de inspeções mais frequentes”, afirma.

Cabe aos condomínios, prédios empresariais ou demais estabelecimentos e instituições que possuam elevadores contratar um profissional especializado na manutenção e avaliação de seus equipamentos. Caso esse contrato não seja feito, é previsto pela legislação uma penalidade baseada no Código de Urbanismo e Edificações, Lei n. 5593/2007.

Relembre o acidente

Um acidente envolvendo um elevador de um prédio localizado no bairro Mangabeiras, em Maceió, foi registrado no último domingo (19). Onze pessoas entraram dentro do equipamento, que já apresentava defeitos.

Por volta das 14h, moradores do edifício subiram no elevador no primeiro andar do prédio, quando o problema mecânico ocorreu. O equipamento despencou para o subsolo deixando as pessoas que estavam dentro dele desesperadas. Pelo menos três pessoas tiveram ferimentos leves.

Com os gritos de socorro das vítimas, outros moradores do prédio, na tentativa de ajudá-las, arrombaram a porta do elevador.

Segundo os moradores, esse elevador já havia apresentado problemas mecânicos desde que o prédio foi construído. Durante todo esse tempo, a manutenção do equipamento é realizada precariamente.