Política

Deputado Alfredo Gaspar segue firme no combate ao crime organizado

“Não podemos dar trégua para bandidos”, reforçou o parlamentar alagoano.

Por Assessoria 22/03/2023 14h02
Deputado Alfredo Gaspar segue firme no combate ao crime organizado
Deputado Alfredo Gaspar - Foto: Reprodução

O deputado federal por Alagoas Alfredo Gaspar (União Brasil) segue atuando intensamente na busca de alternativas legislativas para combater o crime organizado e a impunidade no Brasil.

O parlamentar apresentou requerimentos para a realização de audiências públicas em comissões da Câmara dos Deputados como forma de buscar soluções para mitigar as ações dos líderes de facções que têm aterrorizado o país.

“Não podemos dar trégua para bandidos. Não podemos permitir essa sensação de impunidade permanente. Ontem, propus vários requerimentos para ouvir autoridades que tratam dessa temática e, hoje, nos deparamos com as notícias de que membros desses grupos criminosos estavam se organizando dentro dos presídios para matar pessoas que sempre combateram o crime organizado”, afirmou o deputado.

Para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Alfredo Gaspar requereu a realização de audiência pública para debater as ameaças à soberania nacional perpetradas pelo crime organizado, assim como a importância da inteligência do Exército brasileiro no combate a essas atividades.

O pedido solicita, ainda, que o General de Brigada Edson Massayuki Hiroshi, chefe do Centro de Inteligência do Exército, seja convidado para tratar do tema.

Já para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o pedido tem o objetivo de debater o aumento das atividades de organizações criminosas faccionadas no enfrentamento ao Estado brasileiro, além das medidas adotadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) para a interrupção da cadeia de comando dos líderes com suas facções.

Os especialistas sugeridos por Alfredo Gaspar para falar sobre o tema foram Lincoln Gakiya, promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, que integra o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de SP (Gaeco), Rafael Velasco Brandani, secretário nacional de Políticas Penais, e Sandro Abel Sousa Barradas, diretor de Inteligência Penitenciária.

“Precisamos saber o que está sendo feito para impedir a continuação delitiva dos grandes chefes das organizações criminosas. O crime organizado tem se alastrado por todo o território nacional”, apontou Alfredo Gaspar. “É preciso que o Brasil avance muito no enfrentamento ao crime organizado, tratando de forma dura bandido violento e combatendo a corrupção, que é um dos grandes males desta nação”, completou o parlamentar.