Trânsito

Plano da SMTT é alterar quatro ruas do Corredor Vera Arruda

Somente 336 metros quadrados, dos 42 mil, devem ser utilizados

Por 7Segundos 23/03/2023 10h10 - Atualizado em 23/03/2023 10h10
Plano da SMTT é alterar quatro ruas do Corredor Vera Arruda
Corredor vera arruda - Foto: Ascom Sedet

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizou uma coletiva de imprensa ,na manhã desta quinta-feira (23), para apresentar o projeto de mobilidade urbana da Jatiúca.

De acordo com o Superintendente André Costa, somente 336 metros quadrados (m²) dos 42 mil metros do Corredor devem ser transformados para a implementação do novo sistema de mobilidade, representando 0,8% da área total do segmento. A harmonia arquitetônica do local deve ser preservada.

“Ninguém vai quebrar o Vera Arruda, ninguém vai destruir o Vera Arruda, longe disso. A gente precisa melhorar a vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo, vai ser uma intervenção muito pequena, mas muito importante para as pessoas que moram na parte alta e trabalham na parte baixa, vai ser um grande ganho para a população de Maceió”, disse.

A proposta é utilizar quatro das 13 ruas do corredor, criando uma travessia elevada entre elas, sendo estas as Ruas Carlos Gomes da Silva com Rua Olinda Campos Teixeira, Rua Raphael Perrelli com Rua Dra. Rosa Cardoso, Rua Industrial José Otávio Moreira com Rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos e Rua Gen. Newton Andrade Cavalcante.

Essas ruas transformadas pela SMTT funcionarão em horários específicos durante a semana, com a abertura prevista para às 7h e término às 19h, durante os dias úteis da semana. Sábado, domingo e feriados as ruas se manterão fechadas com a utilização de pistões hidráulicos.

“O carro é obrigado a passar devagar. A nossa proposta é que a rua continue calçada para que os veículos não tenham incentivo de imprimir maior velocidade, embora ainda que imprimam, na faixa elevada, ele vai passar mais devagar”, explicou André Costa.

O plano apresentado pela SMTT continua aberto para consultar a opinião pública até o dia 28 de Março buscando ouvir a opinião da sociedade sobre a abertura das ruas, com o objetivo de receber sugestões e críticas da população em relação ao projeto de mobilidade urbana.