Geral

Não se muda uma realidade de anos em um ano e meio e a gente tá aqui para ser o vetor de uma transformação" diz diretor executivo da BRK

Em entrevista na 96FM, Herbert Dantas tirou dúvidas sobre a gestão da empresa na capital alagoana

Por 7Segundos 23/03/2023 19h07
Não se muda uma realidade de anos em um ano e meio e a gente tá aqui para ser o vetor de uma transformação' diz diretor executivo da BRK
Diretor executivo da BRK, Herbert Dantas - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (23) o programa Na Mira da Notícia entrevistou o diretor executivo da BRK, Herbert Dantas.

O diretor explicou que: "O contrato de concessão em Maceió especificamente possui uma particularidade, pois Casal permanece responsável pela produção de água entregar para BRK nos reservatórios, daí pra frente a BRK é responsável para distribuir essa água para toda a população". Além disso, ele explicou que a BRK é responsável por todo ciclo de esgotamento sanitário com exceção da área da Sanama, contratada da Casal que tem a responsabilidade de prestar o serviço de esgotamento sanitário na parte alta de Maceió.

Herbert Dantas também explicou sobre o contrato: "O nosso contrato tem fases, regras e etapas. Nós estamos no momento de investimento na manutenção e na melhoria das infraestruturas existentes, e já vem trazendo melhorias no ponto de vista operacional e na capacidade de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Ainda sim, nós temos obrigações no nosso contrato, Maceió é uma capital que tem suas particularidades e uma dessas é o próprio movimento urbano, com isso quando nossa infraestrutura não dá mais conta ela precisa ser revista. Falando um português mais claro, o tamanho do cano que tem no Jacintinho, por exemplo, é dimensionado e adequado para atender a população do Jacintinho, quando tem uma migração e um aumento da população no bairro, o cano não aguenta e precisa ser redimensionado". Ele diz que todas essas coisas estão dentro do prazo do contrato e tem expectativas para fazer investimentos de tratamento de água e trocar esses canos ainda este ano.

Dantas também explicou como funciona a tarifa do abastecimento de água da empresa: "A tarifa praticada pela BRK foi definida no processo licitatório, qualquer empresa que vencesse o processo a tarifa tava lá dada. Além disso o próprio contrato prevê a atualização inflacionária, considerado que nosso contrato foi assinado em 2021, nós tivemos dois reajustes".

Sobre os protestos que vêm acontecendo na Gustavo Paiva, o diretor fala: "A população que tá protestando é abastecida por um poço localizado dentro do conjunto Dom Adelmo, a gente já tá resolvendo junto com a Casal e com os responsáveis dessa área para poder dar as devidas soluções e retomar o abastecimento dessa população". 

O diretor também falou sobre a CEI da BRK: "Ontem eu estive pessoalmente na audiência pública, a BRK está sempre disposta a ouvir a população. Não se muda uma realidade de anos em um ano e meio e a gente tá aqui para ser o vetor de uma transformação. A concessionaria tá aqui pra ser parceira da população. Já investimos 230 milhões reais, investiremos outros tantos milhões de reais para mudar a realidade. As soluções vão começar a vir de forma mais rápida daqui pra frente".